FCC aprova fusão AT&T/DirecTV com restrições

A FCC, Federal Communication Commision, órgão regulador das comunicações nos Estados Unidos, concedeu nesta sexta, 24, com condições, a aprovação da transferência do controle das licenças da DirecTV para AT&T. As duas empresas poderão ser fundidas em uma única entidade, a AT&T Entertainment & Internet Services.

As condições impostas visam neutralizar potenciais danos causados pela combinação das duas gigantes. A forma encontrada pelo órgão regulador para que haja competição nos serviços de vídeo em regiões onde as duas operadoras são as únicas concorrentes com poder relevante foi dar condições para que serviços OTT disputem mercado. Isso através da expansão da rede de banda larga da nova empresa e de regras de neutralidade de rede.

A AT&T Entertainment & Internet Services será obrigada a expandir, em quatro anos, a sua rede de fibra ótica, passando por 12,5 milhões de lares. Também deverá atingir escolas e bibliotecas elegíveis no programa E-rate – que garante acesso banda larga mais acessível para algumas instituições. Hoje a operadora passa por 57 milhões de lares com a rede de banda larga e conta com aproximadamente 16 milhões de assinantes.

Notícias relacionadas

Outra condição vai em encontro à visão do atual governo americano sobre neutralidade de rede. A AT&T/DirecTV está proibida de usar práticas discriminatórias aos serviços de distribuição de vídeo on-line e terá de apresentar seus acordos de interconexão de Internet para revisão do órgão regulador.

Por fim, a empresa resultante da aquisição deverá oferecer serviços de banda larga para consumidores de baixa renda com desconto.

Resultado

A empresa resultante da fusão será a maior operadora de TV por assinatura dos Estados Unidos e do mundo, com mais de 26 milhões de clientes nos EUA e mais de 191 milhões na América Latina.

John Stankey será o CEO da AT&T Entertainment & Internet Services, responsável por liderar a combinação da DirecTV e da AT&T Home Solutions. Ele se reportará a Randall Stephenson, CEO e presidente da AT&T. O presidente e CEO da DirecTV, Mike White, anunciou sua aposentadoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!