A Nokia Corporation, companhia que engloba a Nokia Networks (antiga Nokia Systems and Networks – NSN), a divisão Here e a Nokia Technologies, comemorou resultados positivos em seu balanço financeiro referente ao segundo trimestre deste ano e que foi divulgado nesta quinta, 24. Isso aconteceu graças à venda da divisão de serviços e dispositivos para a Microsoft, completada no período e que gerou um impacto no caixa de 5 bilhões de euros. Com isso, a companhia finlandesa iniciou seu programa de otimização de estrutura de capital com a redução de cerca de 950 milhões de euros da dívida da Nokia Networks.
Em comunicado, o CEO e presidente da Nokia, Rajeev Suri, afirmou que espera que na segunda metade do ano a divisão de redes da empresa retome o crescimento anual, apesar da queda registrada no trimestre. "Nossas expectativas para o ano inteiro de 2014 melhoraram e agora nós esperamos um ano com lucratividade para a Networks no target, ou ligeiramente acima, do alcance de 5% a 10%", disse. A empresa espera ainda manter um Capex de 200 milhões de euros especialmente para a Networks.
O lucro operacional cresceu 284 milhões de euros, contra 12 milhões de euros no ano passado. No semestre, o acumulado foi de 526 milhões de euros, contra prejuízo de 18 milhões de euros no primeiro semestre de 2013. A Nokia afirma que a lucratividade foi decorrente da eficiência operacional adquirida no período.
Receitas em queda
No período de abril a junho, a companhia registrou 2,942 bilhões de euros em vendas líquidas, uma queda de 7% em relação ao segundo trimestre de 2013. No acumulado do semestre, foram 5,606 bilhões de euros, recuo de 11%. A Networks foi a responsável pela maior parte da receita, mas também pela queda. A área de redes registrou 2,566 bilhões de euros no período, recuo de 8%. No semestre, a divisão teve queda de 12%, fechando o período com 4,894 bilhões de euros.
Ainda na Networks, o que mais prejudicou o desempenho foram as vendas de serviços globais, que caíram 19% no trimestre (total de 1,189 bilhão de euros), e 22% no semestre (total de 2,258 bilhões de euros). Já as vendas líquidas para banda larga móvel cresceram 6% e totalizaram 1,357 bilhão de euros no trimestre. Nos seis meses, o acumulado foi de 2,607 bilhões de euros, alta de 3%.
Considerando somente o trimestre, a receita da Nokia Networks sofreu impacto negativo com quedas em praticamente todas as regiões de atuação. Apenas os mercados da China (o maior da empresa) e da Ásia-Pacífico registraram aumento, de 18% e 5% respectivamente. A América Latina foi a que registrou a maior queda no período: 35%, seguida de um recuo de 14% na Europa, seu segundo maior mercado.
A divisão Here ficou estável no trimestre (232 milhões de euros) e com queda de 2% no semestre (441 milhões de euros). Já a divisão Technologies registrou aumento (de 1% no comparativo anual e 12% no comparativo com o primeiro trimestre) nas vendas no segundo trimestre "primariamente por conta da Microsoft ter se tornado uma propriedade intelectual mais significativa em conjunto com a venda de substancialmente todo o negócio de Serviços e Dispositivos para a Microsoft".
Carreira
A companhia anunciou ainda a nomeação do libanês Ramzi Haidamus como presidente da Nokia Technologies. O executivo, com experiência em licenciamento e patentes em seu histórico de 17 anos nos laboratórios da empresa de tecnologia sonora Dolby, assume o cargo na finlandesa no dia 3 de setembro.