Tráfego de dados trocados nos PTTs chega a 200 Gbps

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) comemoram a marca dos 200 Gigabits por segundo (Gbit/s) de tráfego trocados nos Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) do PTTMetro. A marca foi alcançada em 22 de julho, dia da chegada do Papa Francisco ao Brasil.

Notícias relacionadas
Os PTTS permitem a interconexão direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil, chamadas de sistemas autônomos (autonomous system – AS). Em junho, o PTT.br registrou 500 ASs conectados, o que corresponde a um quarto da Internet brasileira em número de ASs. Entre eles, estão incluídos grandes provedores de conteúdo, como Facebook, Netflix, Google, Amazon, USP, RNP, Abranet, Terra, UOL, Globo.com, entre outros. Nos últimos dois anos, o número de participantes aumentou 150% e o tráfego triplicou.

As localidades que contam com PTTs são: Americana, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campina Grande, Campinas, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Vitória.

Os PTTs ajudam a conservar o tráfego nacional dentro das fronteiras do País, racionalizando os custos e melhorando o desempenho, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente, e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.

"No início da Internet comercial no Brasil, em meados dos anos 90, não era raro que o tráfego de um usuário do Rio de Janeiro passasse pelos Estados Unidos antes de chegar a São Paulo, por exemplo. No entanto, com a ajuda da estrutura dos PTTs, já faz muito tempo que isso deixou de acontecer", afirma Eduardo Ascenço, gerente do PTT.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!