Celular vai conectar a base da pirâmide na América Latina, diz GSMA

O celular será a ferramenta de inclusão digital para a base da pirâmide social na América Latina, aponta estudo realizado pela GSM Association (GSMA). A entidade entende que existe ainda uma grande quantidade de pessoas que não têm acesso à Internet na região porque os preços da banda larga fixa são altos ou porque sua estrutura não chega a suas casas. A tendência é que essas pessoas sejam atendidas pela banda larga móvel, com a queda nos preços dos smartphones e dos planos de dados das operadoras celulares.

Notícias relacionadas
No estudo publicado nesta semana, a GSMA calcula que existam 149 milhões de pessoas na base da pirâmide social de cinco países analisados: Brasil, Argentina, Equador, Colômbia e México. Essas pessoas têm receita média mensal de US$ 114 e estão distribuídas em 33 milhões de domicílios.

Na América Latina, 43% das pessoas residem em áreas cobertas por banda larga fixa mas não possuem o serviço. No caso da banda larga móvel, o percentual é de 57%. A não contratação de banda larga pode ter pelo menos uma das seguintes razões: preço alto; falta de conhecimento ou cultura do consumidor; falta de conteúdo ou aplicações interessantes para o consumidor. Na América Latina, o preço é apontado como a principal razão. No Brasil, entre as residências sem banda larga, o preço foi o motivo citado em 48% delas. No México, foi apontado por 60%.

Apesar do gap ainda ser grande, a banda larga móvel tem potencial para reduzi-lo, aposta a entidade. Ela destaca três razões: a contínua na queda dos preços dos planos de dados; a flexibilidade na tarifação (vide o plano de R$ 0,50 por dia criado pela TIM); e a acessibilidade do device (smartphones custam menos que um computador e demandam menos conhecimento técnico para serem usados).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!