WhatsApp, Viber e iMessage derrubam tráfego de voz e SMS, revela pesquisa

Serviços de mensagem instantânea como Whatsapp, Viber e iMessage estão mudando os hábitos dos consumidores e, ao mesmo tempo que em impulsionam o tráfego de dados móveis, vêm canibalizando as receitas das operadoras de telefonia móvel, segundo demonstrou um estudo da ABI Research.

Notícias relacionadas
De acordo com a pesquisa "Mobile Subscriber Usage and Traffic Market Data", no primeiro trimestre de 2012, o número de minutos de voz usados por usuários móveis caiu 5,3% na América do Norte, 0,6% na Ásia-Pacífico e 0,4% na Europa (em relação ao trimestre anterior). Igualmente, o envio de mensagens SMS também declinou 5,8% na América Latina e 0,7% na África. Essa mudança é atribuída pela ABI à popularização de serviços de mensagens Over the Top (OTT), como Whatsapp, Viber e iMessage, que entregam serviços de voz e/ou texto via Internet, permanecendo fora do escopo das operadoras. Segundo a ABI, mesmo que já seja notada uma reação por parte das operadoras (como, por exemplo, aumentar a quantidade de mensagens SMS permitidas aos usuários), isso ainda não se mostrou suficiente para estancar o vazamento de receitas proveniente da difusão dos novos serviços.

A popularização dos serviços OTT tem, contudo, uma contrapartida: a alta do consumo de dados móveis. Espera-se que, ao fim de 2012, o consumo de dados em dispositivos móveis denote uma alta de 69% em relação ao fim de 2011, impulsionada pela difusão dos aparelhos 3G e pelo início das atividades 4G em mercados do hemisfério norte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!