Anatel enxerga mobile payment como plataforma de inclusão financeira

Ao se tratar de pagamentos utilizando dispositivos móveis, a discussão sempre esbarra em um ponto: quem ficará responsável pela transação? Mas o debate sobre o mobile payment acontece também levando em conta o foco na inclusão financeira, como foi apresentado durante a reunião de integrantes do comitê jurídico da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico para discutir o tema na sede do escritório Almeida Advogados, em São Paulo, nesta terça-feira, 24.

Notícias relacionadas
O Ministério das Comunicações começou a estudar o tema no ano passado, embora as discussões tenham ganhado mais força neste ano. “Neste exato segundo, há um grupo preparando um texto que vai ser encaminhando ao Congresso Nacional”, afirmou o palestrante do evento, o conselheiro-diretor da Anatel, Marcelo Bechara. Ele pondera que o debate sobre a utilização de tecnologias como o NFC (Near Fiel Communication) já existe há anos, mas que, somente agora, a agência está conversando com o Banco Central para estudar a questão.

Segundo Bechara, o foco está mesmo voltado aos 36% de brasileiros que não possuem conta corrente nem poupança, apesar do crescimento expressivo das classes C, D e E na bancarização. Em um universo de 256 milhões de linhas móveis, a ideia é proporcionar um meio alternativo para a realização de pequenos pagamentos, até para poder levar o serviço a aparelhos da modalidade pré-paga, responsáveis por 81,68% do total de handsets. “Tentar fazer o feijão com arroz talvez seja o mais eficiente. Quanto mais simples a transação, mais efetiva vai ser a operação”.

Apesar de visar o público de baixa renda, o governo também pretende atingir os demais usuários, principalmente com o potencial da banda larga móvel – na definição da Anatel, as redes 3G e 4G. “Os smartphones lideram como objeto de desejo dos brasileiros para 2012 e, com o maior número desses aparelhos, há uma maior acessibilidade de dados”, diz o conselheiro.

Discussões no Congresso

Apesar de não estar no grupo de discussões, Bechara acredita que uma proposta não deverá demorar no Congresso e que há “lobbies legítimos nessa discussão e que serão colocados”. Em sua opinião, é “natural” que os bancos acabem temendo alguma iniciativa por parte das operadoras ou instituições independentes. Por outro lado, também é normal que companhias de telecomunicações queiram aproveitar a base de 60 milhões de clientes, até por contar com a infraestrutura para o modelo de negócios funcionar. “Não sei se do ponto de vista técnico é preciso grandes adequações, mas, do ponto de vista do interesse, é legítimo. As empresas querem participar dos negócios”.

Marcelo Bechara destaca o Projeto de Lei nº 635/2011 do senador Walter Pinheiro, que trata do assunto, e que foi distribuído ao senador Delcídio do Amaral para relatoria (Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática). Ele afirma que o mobile payment poderia ser até mesmo tema de medida provisória, pela “relevância e urgência” do assunto. “Desejamos transações a baixo custo, interoperabilidade entre prestadores de serviços, melhor eficiência e ofertas, segurança e privacidade como uma questão de credibilidade no modelo e transferências para pessoas, empresas e governo, para efetividade com liquidação imediata”, afirma, embora reconheça que isso “depende da vontade do legislador”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!