Levantamento da Multex Investor com analistas de Wall Street revela que os maiores beneficiários da insolvência da WorldCom são mesmo as suas mais diretas competidoras no segmento de longa distância: a AT&T e a Sprint. Vão poder, segundo Vik Grover, da Kaufman Brothers, praticar preços mais altos e mais condizentes com seus negócios. A WorldCom promovia sucessivas guerras de preços. Rick Black, da Blaylock & Partners acredita que a AT&T ganhe mais que a Sprint. Isso porque a AT&T tem a posição dominante na longa distância, uma rede superior e uma poderosa força de vendas. Ganham também a Talk América na telefonia local e a CSG Systems provedora de serviços de billing.
Os analistas advertem que empresas que vinham usando a Arthur Andersen como auditora podem perder em credibilidade. Caso, por exemplo, da Qwest.
O fato é que o setor vem perdendo posição. Depois dos maus resultados desta semana (AT&T, SBC Communications, Bell South e Lucent Technologies), sobrou pouca coisa para ser indicada pelos especialistas do mercado. A própria Multex Investor não conseguiu preencher a lista dos Top 10 de sua última edição. Ficaram apenas cinco companhias: Crown Castle (CCI), L-3 Communications (LLL), Citizens Communications (CZN), CenturyTel (CTL) e Qualcomm (Qcom). A maioria é de empresas de porte menor.
Crise