Foi realizado com sucesso na última segunda-feira, 23, o segundo lançamento de satélites para formação da constelação de baixa órbita Kuiper, da Amazon. O lançamento dos 27 artefatos foi realizado pelo foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA).
O procedimento ocorreu a partir da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Em abril, ULA e Amazon já haviam lançado os primeiros 27 satélites da Kuiper, que pretende competir no mesmo segmento de mercado que a Starlink.
"Essa missão marca o próximo passo na iniciativa da Amazon de oferecer Internet rápida e confiável para clientes ao redor do mundo, incluindo aqueles em comunidades não atendidas ou com acesso limitado", afirmou a ULA, em comunicado.
Ainda restam seis missões Kuiper a serem realizadas com o foguete Atlas V da lançadora, antes de uma série de 38 lançamentos de rápida execução com o foguete de nova geração Vulcan. A ULA será responsável por lançar mais da metade dos 3,2 mil satélites da constelação Kuiper, naquele que é considerado pela empresa o maior acordo comercial de lançamentos do mundo.
Vale lembrar que a Kuiper tem autorização para atuar no Brasil, devendo demonstrar estar com serviços em condições de operação no País até o final de agosto, como antecipou TELETIME na última semana. Isso não significa o início da comercialização, mas sim que tem satélites operacionais nas frequências designadas. A empresa também tem trabalhado em testes da cobertura LEO no País.