Além da conectividade, TIM mira em soluções para o mercado do agro

Plantação de milho; agronegócio
Imagem: Alejandro Barrón/Pexels

A TIM Brasil quer impulsionar a adesão das soluções da companhia no agronegócio brasileiro. De acordo com o diretor de vendas IoT da marca, Leonardo Belotti, a companhia vislumbra um "leque de oportunidades" com o desenvolvimento de ferramentas que vão além da entrega de conectividade no campo. Segundo ele, o objetivo é agregar valor aos produtos já oferecidos.

"Isso tudo é fruto da estratégia da TIM de colocar o agronegócio como um dos pilares estratégicos da companhia", afirmou o executivo. O posicionamento ocorreu nesta terça-feira, 24, durante o evento Rally da Safra, organizado pela Agroconsult. A TIM é uma das patrocinadoras da edição deste ano do levantamento técnico sobre a safra de grãos do Brasil.

Na ocasião, a Agroconsult apresentou ao mercado os resultados das expedições técnicas da entidade pelo Brasil, que revelaram a expectativa de um recorde de 123,3 milhões de toneladas de milho na segunda safra deste ano.

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Cobertura e soluções

Já a TIM apontou sua meta de encerrar o ano de 2025 entregando Internet móvel 4G para 26 milhões de hectares do agronegócio. Atualmente, são 22 milhões de hectares cobertos pela companhia. Já para o ano que vem, a expectativa é ainda mais alta: 32 milhões de hectares.

"Construímos uma equipe com expertise no agronegócio, formada por profissionais que vieram do setor e se juntaram à TIM para que, somando o conhecimento do agro à nossa tecnologia, possamos realmente entender e falar a língua do produtor", contou Belotti.

Entre as apostas está ferramenta criada pela operadora para substituir sistemas de rádio analógicos, permitindo comunicação por voz e vídeo via rede 4G. "Ela elimina a necessidade de manter torre com equipamentos e aqueles rádios", explicou. O objetivo, segundo ele, é tornar as decisões no campo mais rápidas e eficientes.

O executivo também falou sobre plataformas oferecidas pela empresa no portfólio para o agronegócio. Uma combina big data, inteligência artificial (IA) e IoT para prever surtos de pragas com até 30 dias de antecedência. Já a segunda digitaliza processos sem necessidade de programação e pode ser aplicado em diferentes casos de uso – até na entrega de refeições para trabalhadores nas safras.

As novas soluções fazem parte de uma estratégia mais ampla da empresa impulsionada no início de 2024 com a criação da TIM IoT Solutions, que trabalha prioritariamente quatro grandes verticais. Uma delas é o agronegócio. A nova estrutura é dedicada à digitalização de processos, automação operacional e eficiência produtiva para clientes corporativos.

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