Roubo de cabos de telecomunicações aumenta 16% em 2020

Foto: Pixabay

O roubo ou furto de cabos de redes de telecomunicações provocou a interrupção de serviços de 6,679 milhões de clientes no Brasil em 2020. O levantamento da associação das grandes operadoras Conexis divulgado nesta quinta-feira, 24, mostra que essa base afetada é 34% maior do que em 2019, quando o impacto atingiu cerca de 5 milhões de usuários. 

Os criminosos procuram roubar especialmente cabos de cobre, por conta do seu valor de mercado. Segundo a Conexis, foram 4,6 milhões de cabos roubados e furtados. Também esse volume foi superior (16% a mais) do que o registrado em 2019. As ocorrências também aumentaram, passando de 94 mil para 96 mil em 2020. 

Por conta desse aumento de um problema já histórico para o setor, a entidade defende uma ação coordenada de segurança pública envolvendo os três poderes – Judiciário, Legislativo e Executivo, tanto os federais quanto estaduais. Também afirma ser necessária a aprovação de projetos de lei que "aumentem as penas desses crimes e ajudem a combater essas ações criminosas", algo já defendido pela TIM

Notícias relacionadas

De acordo com a Conexis, as teles "têm enfrentado, nos últimos anos, um aumento nas ações criminosas como o bloqueio do acesso às antenas que atendem à rede móvel e às infraestruturas usadas na rede fixa, além do crescimento do vandalismo e a imposição de serviços piratas".  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!