Nokia lança nova geração de equipamentos para 5G

Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia durante sua apresentação em evento sobre os novos equipamentos

[Publicado no Mobile Time] A Nokia anunciou o lançamento nesta quinta-feira, 24, de novos equipamentos de banda base da linha AirScale 5G, que incluem também cabeças de rádio remotas e tecnologia de múltiplas entradas e saídas (MIMO) massivas com formação de feixes digital (beamforming digital). As soluções usam o chipset ReefShark System-on-Chip (SoC) da empresa finlandesa. Os produtos estarão disponíveis globalmente em breve.

Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia, destacou a facilidade de implantação dos equipamentos e a economia de energia, observando que os produtos são evidências da "transformação bem-sucedida de nosso negócio e da capacidade de fornecer produtos líderes de mercado aos nossos clientes globais".

Ele acrescentou que os produtos estão prontos para Open RAN e fornecem experiências 5G "de ponta", abrangendo velocidade, capacidade e conectividade.

Notícias relacionadas

As antenas MIMO foram uma das soluções apresentadas em evento para a imprensa, com 32 TRX e 64 TRX, assim como soluções 8T8R de cabeças de rádio remotas. Mas o destaque está em seu peso: apenas 17 kg, o que simplifica e agiliza sua instalação. Apesar de ser mais leve do que seu antecessor, o equipamento suporta alta largura de banda de radiofrequência (largura de banda ocupada de 200 MHz e largura de banda instantânea de 400MHz). As novas antenas MIMO 32TRX e 64TRX suportam espectro fragmentado e casos de compartilhamento de rede.

A Nokia também apresentou seus novos cartões plug-in baseados em SoC para aumentar a capacidade do AirScale System Module. Os novos cartões plug-in com tecnologia ReefShark oferecem até oito vezes mais rendimento e servem até oito vezes mais células em comparação com as gerações anteriores. O módulo de banda base da Nokia pode suportar 90 mil usuários conectados simultaneamente e tem taxa de transferência de 84 Gbps. Segundo a empresa, os cartões também reduzem o consumo de energia em até 75%.

O novo software single RAN da Nokia comporta o 5G e é capaz de reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO, na sigla em inglês) da rede de acesso de rádio utilizando transporte, operabilidade, entrega de software comuns e maior compartilhamento de hardware.

A combinação entre o software Single RAN da Nokia e os novos cartões de plug-in de banda base oferecem multimodo (2G, 3G, 4G, 5G) e multibanda, além de dar suporte às interfaces fronthaul mais recentes (eCPRI) em uma plataforma de banda base única, simplificando a rede e redução de custos.

Segundo a Nokia, a arquitetura de banda base AirScale foi projetada para ser preparada para o futuras aplicações e suportar as demandas crescentes de tráfego móvel. A modernização da rede poderá ser feita pela atualização do software ou pela adição de novas unidades de plug-in à banda base existente.

Os chipsets ReefShark da Nokia também desempenharão um papel nas capacidades futuras de inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning). A Nokia já introduziu esses recursos em áreas como balanceamento de carga preditivo, detecção de anomalias e direção inteligente de tráfego. Todas as plataformas Nokia ReefShark estão prontas para IA/ML e a Nokia realiza, no momento, provas de conceito com clientes em áreas como otimização de padrão de feixe MIMO massivo, economia de energia, direção de tráfego avançada, programação avançada de pacotes e descoberta de padrões de alarme.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!