Publicidade
Início Newsletter Nokia lança nova geração de equipamentos para 5G

Nokia lança nova geração de equipamentos para 5G

Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia durante sua apresentação em evento sobre os novos equipamentos

[Publicado no Mobile Time] A Nokia anunciou o lançamento nesta quinta-feira, 24, de novos equipamentos de banda base da linha AirScale 5G, que incluem também cabeças de rádio remotas e tecnologia de múltiplas entradas e saídas (MIMO) massivas com formação de feixes digital (beamforming digital). As soluções usam o chipset ReefShark System-on-Chip (SoC) da empresa finlandesa. Os produtos estarão disponíveis globalmente em breve.

Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia, destacou a facilidade de implantação dos equipamentos e a economia de energia, observando que os produtos são evidências da “transformação bem-sucedida de nosso negócio e da capacidade de fornecer produtos líderes de mercado aos nossos clientes globais”.

Ele acrescentou que os produtos estão prontos para Open RAN e fornecem experiências 5G “de ponta”, abrangendo velocidade, capacidade e conectividade.

Notícias relacionadas

As antenas MIMO foram uma das soluções apresentadas em evento para a imprensa, com 32 TRX e 64 TRX, assim como soluções 8T8R de cabeças de rádio remotas. Mas o destaque está em seu peso: apenas 17 kg, o que simplifica e agiliza sua instalação. Apesar de ser mais leve do que seu antecessor, o equipamento suporta alta largura de banda de radiofrequência (largura de banda ocupada de 200 MHz e largura de banda instantânea de 400MHz). As novas antenas MIMO 32TRX e 64TRX suportam espectro fragmentado e casos de compartilhamento de rede.

A Nokia também apresentou seus novos cartões plug-in baseados em SoC para aumentar a capacidade do AirScale System Module. Os novos cartões plug-in com tecnologia ReefShark oferecem até oito vezes mais rendimento e servem até oito vezes mais células em comparação com as gerações anteriores. O módulo de banda base da Nokia pode suportar 90 mil usuários conectados simultaneamente e tem taxa de transferência de 84 Gbps. Segundo a empresa, os cartões também reduzem o consumo de energia em até 75%.

O novo software single RAN da Nokia comporta o 5G e é capaz de reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO, na sigla em inglês) da rede de acesso de rádio utilizando transporte, operabilidade, entrega de software comuns e maior compartilhamento de hardware.

A combinação entre o software Single RAN da Nokia e os novos cartões de plug-in de banda base oferecem multimodo (2G, 3G, 4G, 5G) e multibanda, além de dar suporte às interfaces fronthaul mais recentes (eCPRI) em uma plataforma de banda base única, simplificando a rede e redução de custos.

Segundo a Nokia, a arquitetura de banda base AirScale foi projetada para ser preparada para o futuras aplicações e suportar as demandas crescentes de tráfego móvel. A modernização da rede poderá ser feita pela atualização do software ou pela adição de novas unidades de plug-in à banda base existente.

Os chipsets ReefShark da Nokia também desempenharão um papel nas capacidades futuras de inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning). A Nokia já introduziu esses recursos em áreas como balanceamento de carga preditivo, detecção de anomalias e direção inteligente de tráfego. Todas as plataformas Nokia ReefShark estão prontas para IA/ML e a Nokia realiza, no momento, provas de conceito com clientes em áreas como otimização de padrão de feixe MIMO massivo, economia de energia, direção de tráfego avançada, programação avançada de pacotes e descoberta de padrões de alarme.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile