Novo relatório do PL das Fake News mantém cadastro em massa

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) protocolou nesta quarta-feira a versão oficial do seu relatório do PL 2.630/2020, o PL das Fake News. Na versão oficial, o parlamentar manteve a exigência de documentação como CPF para realização de cadastro em redes sociais e aplicações de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Além disso, continua a obrigação de que as operadoras de celular enviem periodicamente cadastros atualizados de seus clientes para as plataformas.

O relatório, tornado público a menos de 24h da sua votação, coloca no art. 8º que os provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada ficam obrigados a suspender as contas de usuários cujos números forem desabilitados pelas operadoras de celular. Para realizar a suspensão, o texto do parágrafo único diz que as operadoras deverão disponibilizar periodicamente dados de seus clientes com linhas desabilitadas para os provedores de redes sociais e de aplicativos de mensagens.

No art. 33, está a alteração da Lei 10.703/2003, que trata do cadastramento de usuários de celulares pré-pagos. Pela proposta, as operadoras deverão realizar o cadastro de clientes de linhas pré-pagas mediante comparecimento presencial ou processo digital. O usuário deverá apresentar, além de nome e endereço completos, número de identidade, e número de CPF.

Notícias relacionadas

O que diz a sociedade civil

Em nota, a Coalizão Direitos na Rede (CDR) diz que artigos preocupantes como a criminalização do discurso e de condutas corriqueiras na rede saíram do texto. Mas os riscos para a privacidade e para a liberdade de expressão no ambiente online continuam no relatório, diz a CDR.

A rede de organizações diz que o foco do projeto precisa ser naqueles que usam a rede maliciosamente para propagar desinformação, e não em todos os cidadãos. "O Senado Federal não pode votar nesta quinta-feira, 25, um projeto de lei que resultará na identificação e vigilância em massa de todos os usuários de Internet", finaliza a Coalizão.

Adiamento

Nesta semana, senadores e associações setoriais, assim como as plataformas Google, Facebook e Twitter manifestaram-se pelo adiamento da votação do texto. Há, no entendimento desses atores, a necessidade de mais debates sobre o texto que deve regular assunto tão complexo. Organizações internacionais também se manifestaram, apontando os riscos que um projeto de lei com essas características pode trazer para o uso da Internet.

Confira o novo texto do relator Angelo Coronel aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!