Próximo passo das carteiras digitais será a transferência entre pessoas, prevê Febraban

Várias carteiras digitais estão surgindo no Brasil este ano, no formato de aplicativos móveis. Algumas são iniciativas individuais de bancos, como o aplicativo Ourocard, do Banco do Brasil, e outras trabalham com múltiplos emissores, como a Samsung Pay, cujo lançamento é esperado para acontecer antes das Olimpíadas. O passo seguinte será viabilizar transferências entre contas de pessoas físicas através dessas carteiras digitais, usando tecnologias presentes no celular, como o próprio NFC: ou seja, bastará aproximar um telefone do outro para enviar valores entre contas correntes. Essa é a opinião do diretor da comissão nacional de tecnologia e automação bancária da Febraban, Gustavo Fosse.

A previsão do executivo é de que essas transferências móveis inicialmente serão limitadas a contas de um mesmo banco. O passo seguinte será permitir a interoperabilidade, o que provavelmente demandará um esforço conjunto do mercado com o apoio do Febraban. "Primeiramente será preciso amadurecer as carteiras internas de cada banco", diz o executivo.

Na prática, esse tipo de serviço permitirá reduzir o uso de dinheiro em espécie, que ainda é muito alto no Brasil, além de trazer mais comodidade para as transferências eletrônicas peer to peer (P2P), que hoje demandam a digitação de uma série de dados do recebedor, como agência, conta corrente e até CPF, quando se trata de uma transferência interbancária.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!