Vivendi passa a deter 14,9% da Telecom Italia e vira maior acionista

A Vivendi é agora a maior acionista da Telecom Italia, com 14,9% das ações ordinárias da controladora da TIM Brasil. A companhia francesa recebeu nesta quarta, 24, 8,24% (ou 1,11 bilhão de ações ordinárias) da companhia italiana em permuta de ações (swap) que representam 4,5% da participação na Telefônica Brasil, conforme combinado na venda da GVT. Além disso, o grupo francês aumentou sua participação comprando 4,76% na segunda-feira, 22, por aproximadamente 1 bilhão de euros. Somam-se a todas essas operações os 1,90% recentemente adquiridos pela companhia.

Notícias relacionadas
No comunicado, a Vivendi afirma que o investimento na italiana "cabe na estratégia desenvolvida pelo grupo, que ganha um ponto de apoio em um país com o qual compartilha a mesma cultura e raiz latinas". A empresa informou ainda que a transação representa uma oportunidade para o grupo estar "presente e expandir em um mercado com prospectos de crescimento significativos e um apetite muito forte por conteúdo de qualidade". A francesa finaliza se comprometendo em dar apoio à Telecom Italia em longo prazo, mas não faz qualquer referência à TIM Brasil.

Detalhes

A operação foi confirmada pela Telefônica Brasil, que enviou comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) declarando ter completado o swap de ações entre a Telefónica e a Vivendi (por meio da subsidiária da francesa, a Société d'Investissements et de Gestion 108 SA, ou FrHolding108). Foram transferidas 76.656.559 ações que representam 4,5% do capital social da companhia. Elas são dividas em 68.597.306 ações ordinárias (representando 12% das ações) e 8.059.253 ações preferenciais (0,72%). A operação foi em troca de 1,11 bilhão de ações, representando 8,2% das ações ordinárias da Telecom Italia, anteriormente detidas pela Telco, subsidiária da Telefónica.

Com isso, a Telefônica Brasil ficou com a seguinte estrutura societária:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!