Publicidade
Início Teletime Velocidade média no Brasil dobra em um ano, mas ainda está atrás...

Velocidade média no Brasil dobra em um ano, mas ainda está atrás de países vizinhos

Assim como na banda larga fixa, a conexão móvel no Brasil mostrou resultados abaixo dos vizinhos da América do Sul no primeiro trimestre de 2015, de acordo com relatório "State of the Internet" produzido pela Akamai e divulgado nesta quarta, 24. O País apresentou velocidade média de 2,5 Mbps, empatado com Chile e Colômbia dentre os demais países sul-americanos considerados no levantamento e atrás de Venezuela (com 7 Mbps), Uruguai (5,4 Mbps) e Paraguai (4,1 Mbps). Mas há um ponto positivo: em comparação com a mesma medição feita um ano atrás, a velocidade média no Brasil mais que dobrou. Em junho de 2014, o Brasil registrou 1,2 Mbps, quando amargou a penúltima posição dentre os países da América do Sul.

Notícias relacionadas
Em velocidade de pico na banda larga móvel, o Brasil mostrou média de 20,7 Mbps, bem acima do registrado em 2014 (9,3 Mbps). No bloco da América Latina, ficou atrás de Uruguai (32 Mbps), Venezuela (25,9 Mbps) e Paraguai (24,1 Mbps), mas à frente de Chile (16,8 Mbps) Colômbia (14,1 Mbps), Argentina (11,1 Mbps) e Bolívia (10,7 Mbps).

Em termos de penetração, a Venezuela lidera isolada na região, com 97% das conexões acima de 4 Mbps. Em seguida vem o Uruguai, com 57%, e o Paraguai, com 36%. Com 7,2%, o Brasil aparece atrás também da Argentina (8,9%) e Chile (8,5%), mas à frente de Colômbia (6,4%) e Bolívia (0,9%). Ainda assim, as conexões brasileiras melhoraram: em relação ao ano passado, quando apenas 0,4% dos acessos contavam com velocidade acima dos 4 Mbps.

O levantamento também mediu o tempo médio para carregamento de página na Internet em milissegundo (quanto menor, melhor), mas sem incluir dados do Safari no iOS ou de versões antigas do Android e dos navegadores Internet Explorer e Safari em computadores por conta de incompatibilidades com a ferramenta de mensuração. O Brasil registrou 6.106 ms em média na banda larga fixa e 7.168 ms na banda larga móvel. O resultado é o pior da América do Sul (o menor registrado foi na Bolívia: 1.619 ms e 670 ms, respectivamente). A rede móvel brasileira também mostrou a maior disparidade em relação à fixa (relação de 1,2x, contra 0,4x da Bolívia, por exemplo) no bloco.

Global

No mundo, destacam-se a velocidade média do Reino Unido, com 20,4 Mbps, e a velocidade de pico média da Austrália, com 149,3 Mbps. A maior penetração de conexões móveis acima de 4 Mbps é da Dinamarca, com 98%.

O levantamento usa como métrica o tráfego nas redes próprias da empresa e inclui acessos por meio de smartphones, tablets, computadores e outros dispositivos por meio de redes móveis, além de incluir dados levantados pela Ericsson. A Akamai afirma ainda que registrou dados "que não são realistas" de países como Arábia Saudita e Kuwait, que mostraram picos de 300 Mbps. A justificativa é que seriam redes com "forte uso de proxies por parte de provedores", o que demonstraria a velocidade entre a Akamai e proxies, e não entre a companhia e os dispositivos móveis.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile