Vodafone anuncia compra da operadora de cabo alemã Kabel Deutschland

A britânica Vodafone anunciou nesta segunda-feira, 24, sua intenção de adquirir a maior operadora de TV a cabo da Alemanha, a Kabel Deutschland Holding AG. A transação se dará por meio de uma tender offer (oferta pública que pede aos acionistas que suavizem as vendas de papéis por um preço específico durante certo intervalo de tempo) pelo pagamento de 84,50 euros por ação, adicionado à proposta de pagamento de dividendos da Kabel Deutschland para o ano fiscal de 2012/13 na quantia de 2,50 euros por papel. Dessa forma, o total fica no valor de 7,7 bilhões de euros, ou 87 euros por ação, um aumento de 37% no preço das ações antes da especulação de mercado.

Notícias relacionadas
Com isso, a Vodafone adiciona serviços de TV e de linhas fixas, ajudando a operadora no mercado da Alemanha. A combinação das duas irá resultar em uma empresa com 11,5 bilhões de euros em receitas, além de uma base de 32,4 milhões de acessos móveis, 5 milhões de banda larga e 7,6 milhões de TV. Após a transação, a operadora alemã ainda espera um aumento na receita por conta da sinergia de cross-selling e lealdade de consumidor em um valor líquido acima de 1,5 bilhão de euros. Os custos de integração são estimados em 300 milhões de euros em quatro anos.

A Vodafone deverá integrar sua base de xDSL para a infraestrutura da Kabel Deutschland "onde for possível", gerando economia em escritórios centrais e reduzindo os custos de manutenção ao remover a necessidade de pagar por taxas de bitstream. De qualquer forma, a empresa britânica continuará a oferecer conexões DSL e VDSL (advinda de uma parceria de compartilhamento com a Deutsche Telekom) na Alemanha. A rede móvel da Vodafone ainda irá se beneficiar da infraestrutura de backhaul da Kabel. "Ainda há margem para economia ao combinar backbones regionais e nacionais repetidos", disse a empresa.

Em comunicado, a Kabel Deutschland declarou que o acordo é bem-vindo, citando o CEO Adrian Hammerstein, que afirmou que as empresas "se complementam idealmente". Os boards de administração e de supervisão da Kabel, por sua vez, disseram que acreditam que "a combinação futura com a Vodafone promete benefícios altamente atrativos de longo prazo para ambas as companhias, seus consumidores, forças de trabalho e acionistas". A Kabel Deutschland ainda lembrou que a oferta é equivalente a quatro vezes o valor da empresa na época do IPO, em março de 2010. A empresa divulgou também nesta segunda o balanço financeiro referente ao ano fiscal 2012/13 (de 1º de abril de 2012 a 31 de março de 2013) no qual registrou receitas de 1,830 milhão de euros e lucro líquido de 247 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!