Telefónica diz que não tem acordo para recompra das ações da PT

Em carta enviada à CMVM (órgão que fiscaliza o mercado de valores mobiliários de Portugal) a qual a agência Lusa teve acesso, a Telefónica afirma que desconhece os compradores da participação de cerca de 8% na PT e que não tem qualquer acordo para garantir a recompra destes títulos. Trata-se de contratos de equity swap feitos através de intermediários financeiros, de acordo com a operadora.
Em relação à cláusula que dá direito à PT comprar ou indicar uma sociedade para comprar a participação da Telefónica na PT, os espanhóis garantem que, caso a venda da Vivo seja concretizada, eles comprarão no mercado as ações para honrarem o compromisso.
Esta questão, entretanto, será decidida pelo presidente da Assembleia Geral, Menezes Cordeiro. Fontes ouvidades pela impresa portuguesa afirmam que Cordeiro pode entender que, no momento da assembleia, a Telefónica não tem as ações que fazem parte da proposta em votação e, por isso, a proposta poderá ser cancelada. Outro ponto que está nas mãos de Menezes Cordeiro é se Telefónica ou essas novas sociedades que detem os direitos pelas ações poderão votar na Assembleia.

Notícias relacionadas
Fontes da CMVM ouvidas pela agência Lusa inforam que os contratos de equity swap celebrados pela Telefónica estão sendo analisado com a máxima urgência, dado o prazo exíguo para a relaização da Assembleia, agendada para a próxima quarta-feira, 30. Caso a CMVM entenda que a passagem da posição para terceiros através de equity swaps não é uma verdadeira venda, poderá imputar os direitos de voto à Telefónica.
O órgão que fiscaliza o mercado de valores mobiliários de Portugal vai analisar se os acordos ferem regras relativas aos deveres de comunicação sobre participações em sociedades, de divulgação de alteração de posições e as regras que definem os direitos de voto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!