Anatel fará nova ampliação das áreas locais

Há seis anos, a Anatel acabou com um grande motivo de confusão para os consumidores de telecomunicações que moravam em regiões metropolitanas do Brasil. Na época, a agência extinguiu ligações nas chamadas "áreas conurbadas", regiões que, apesar de ter o mesmo código de área (DDD), pagavam interurbano para se comunicar. O problema foi solucionado com o fim do degrau conurbado (DC), mas não acabou completamente com a cobrança interurbana em agrupamentos de municípios com o mesmo DDD. Essa falha está prestes a ser corrigida.
O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira, 24, uma proposta de atualização do Regulamento de Áreas Locais do STFC, ampliando a abrangência da tarifa local nas regiões metropolitanas dos estados brasileiros. Segundo a agência, a medida tem potencial para beneficiar 63 milhões de brasileiros que hoje pagam interurbano em suas chamadas dentro dessas regiões e poderão passar a pagar apenas tarifa local.
A mudança consiste no alinhamento do conceito de "área local" ao de "região metropolitana", fixadas por cada um dos estados. Assim, a área local passar a abranger todos os municípios "pertencentes a uma região metropolitana ou região integrada de desenvolvimento que tenham continuidade geográfica e pertençam a uma mesma Área de Numeração (DDD)", segundo informações divulgadas pela Anatel.

Notícias relacionadas
A proposta atingirá 27 regiões metropolitanas e três regiões integradas de desenvolvimento. Um exemplo prático está na Baixada Santista, em SP, que já é considerada uma área local, mas agora terá a tarifa local estendida para toda a região sob o mesmo DDD, incluindo o município de Bertioga. A nova redação para o Regulamento de Áreas Locais ficará em consulta pública por 30 dias: as contribuições pela Internet serão recebidas até o dia 26 de julho e, por meio impresso, até 28 de julho.
Paralelamente, a Anatel irá iniciar uma análise mais profunda das regiões metropolitanas existentes no Brasil. Ou seja, o escopo das regiões já identificadas no processo para serem beneficiadas com o tratamento local ainda pode ser ampliado com base no estudo que será produzido pela Superintendência de Serviços Públicos (SPB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!