Nokia adquire controle da Symbian

Após uma série de aquisições nos últimos dois meses, a Nokia anunciou nesta terça-feira, 24, uma oferta para adquirir 52% das ações da Symbian, empresa especializada no desenvolvimento de sistema operacional para dispositivos móveis, por 264 milhões de euros (US$ 411 milhões). Com a aquisição, a companhia finlandesa acirra a guerra entre os sistemas operacionais disputada pela Apple, Microsoft, RIM (Blackberry) e Google, com o Android.
A Sony Ericsson e a Siemens concordaram em vender suas participações na Symbian para a Nokia, que espera que a Samsung, que detém 5%, faça o mesmo. Quando a transação estiver concluída, a Nokia quer formar a Symbian Foundation, integrando além dos atuais fundadores (Nokia, Samsung, Sony Ericsson e Siemens), a AT&T, LG Eletronics, Motorola, STMicroeletronics, Texas Instruments e Vodafone.
O objetivo é a criação de uma plataforma de software aberta desenvolvida com base no atual sistema operacional Symbian que tem uma base instalada de 200 milhões de dispositivos móveis.

Notícias relacionadas
A Nokia vai contribuir com a plataforma de smartphones S60, a Sony Ericsson e a Motorola com a UIQ, e a NTT DoCoMo com o sistema Mobile Oriented Applications Platform (MOAP) em operação no Japão em serviços 3G.
O resultado do desenvolvimento da plataforma unificada poderá ser licenciada pelos membros da fundação gratuitamente para disseminar sua adoção e atrair desenvolvedores de aplicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.