A operadora de satélites finlandesa Iceye está fornecendo dados de monitoramento para apoiar equipes de mobilização no Rio Grande do Sul, que foi afetado devido às enchentes que iniciaram no final de abril.
Os dados coletados foram abertos ao público por meio da plataforma PainelRS – na qual é possível obter informações sobre a extensão das inundações no estado gaúcho.
A Iceye está coordenando o mapeamento das áreas afetadas com o Programa de Resposta a Desastres (DRP) da empresa de software Esri e dos distribuidores regionais da marca (Imagem e Codex). Os dados são coletados por meio de constelação SAR, com radares de abertura sintética para monitoramento .
De acordo com a operadora, os serviços de inteligência geoespacial têm auxiliado a população, possibilitando análises sobre riscos em situações como a enfrentada pelo Rio Grande do Sul. No último dia 20, a companhia divulgou duas rodadas de análises: R1, em 10 de maio, e R2, em 16 de maio.
A previsão é de que a entrega da versão final (R3) seja entregue até o final desta semana.
"As análises de inundação disponibilizadas pela Iceye elevam a consciência situacional dos agentes públicos e privados em relação aos pontos de alagamento, abrangência do impacto, locais afetados, mapas de abrigos e, até mesmo, a progressão histórica das áreas atingidas", informou a empresa, em nota.