Publicidade
Início Newsletter Abrint vai demonstrar à Anatel uso outdoor da faixa de 6 GHz...

Abrint vai demonstrar à Anatel uso outdoor da faixa de 6 GHz para WiFi 6E

Aristóteles Dantas, diretor financeiro da Abrint, com a antena do WiFi 6E. Foto: Bruno do Amaral

A Associação de Provedores de Internet (Abrint) vai realizar uma demonstração do uso da faixa de 6 GHz com WiFi 6E em ambientes externos (outdoor) em junho. O projeto, que utiliza a coordenação automatizada de espectro, será na cidade de Campina Grande (PB), durante a festa de São João no Parque do Povo, onde o evento chega a receber 100 mil pessoas por dia. 

A ideia é justamente utilizar a mesma solução apresentada ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nesta quarta-feira, 24, durante o Encontro Nacional Abrint, em São Paulo, segundo explicou Aristoteles Dantas, diretor financeiro da associação. A intenção é demonstrar o sistema de gestão de frequências para a Anatel. A provedora regional paraibana Próxxima fornecerá o link da conexão. 

Serão três antenas de fabricação da Cambium Networks que deverão ser instaladas na área de camarotes do festival, oferecendo capacidade para teóricos 7,5 mil acessos simultâneos. O piloto do teste utilizará a faixa de 6 GHz, mas a conexão estará disponível também nas frequências tradicionais do WiFi, de 2,4 GHz e 5 GHz. 

Notícias relacionadas

De acordo com Dantas, o ideal para atender a todos no Parque do Povo seriam 90 antenas para irradiar a frequência e fornecer conectividade. Contudo, o equipamento da Cambium precisa ser importado de Boston (Estados Unidos), e há uma alta demanda pelo hardware. O custo ainda elevado também é proibitivo, mas há a expectativa de que isso seja reduzido com o eventual ganho de escala. 

A solução da Abrint utiliza o sistema de coordenação automatizada da frequência (AFC, na sigla em inglês) para evitar interferências com a utilização da faixa de 6 GHz em estações fixas de satélite (FSS) e enlaces de rádio. A demonstração é justamente para provar em caso real de uso que a utilização do espectro para WiFi pode conviver com esses outros serviços profissionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile