Publicidade
Início Newsletter Relator mantém comunicações como serviço essencial com teto de alíquota de ICMS

Relator mantém comunicações como serviço essencial com teto de alíquota de ICMS

Uma versão do relatório do Projeto de Lei Complementar (PLP) 211/2021, que está na pauta para ser apreciado pelo plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 24, mantém os serviços de comunicações dentre os serviços essenciais que terão limites de incidência do ICMS. Junto com as comunicações estão incluídos combustíveis, gás natural, energia elétrica, e transporte coletivo. Pelo texto, esses serviços são considerados bens e serviços essenciais e indispensáveis, não podendo ser tratados como supérfluos.

A proposta veda a fixação de alíquotas sobre as operações nestes serviços em patamar superior ao das operações em geral, já que são considerados essenciais. Também faculta ao ente federativo competente a aplicação de alíquotas reduzidas em relação aos combustíveis, o gás natural, a energia elétrica, comunicações e o transporte coletivo, para beneficiar consumidores em geral, e veda a fixação de alíquotas a estes serviços em percentual superior ao da alíquota vigente.

Essa versão do relatório usa a decisão do Supremo Tribunal Federal de 2021 como justificativa. A decisão do STF decidiu que as alíquotas sobre energia e telecom não poderiam exceder 17%. Os efeitos da decisão, contudo, só seriam aplicados a partir de 2024, de acordo com a modulação do Supremo. O PLP 211/2021, se aprovado, atualiza a Lei Kandir e o Código Tributário Nacional.

Notícias relacionadas

Riscos

Durante toda esta quarta-feira, houve rumores de que o setor de comunicações sairia da lista de serviços essenciais previsto do PLP 211/2021. Conforme apuração do TELETIME, até um pouco antes do inicio da sessão do acesso à esta versão do relatório do projeto de lei complementar, ninguém confirmava a retirada ou manutenção do setor da lista. Foi informado ainda que o ministro das Comunicações, Fabio Faria, teria acionado o relator da matéria, deputado Elmar Nascimento (União-BA), para garantir que o setor de comunicações não fosse retirado dessa lista de serviços essenciais.

1 COMENTÁRIO

  1. A dúvida não existe mais, que os serviços de Comunicação são essenciais para o pleno funcionamento da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile