Anatel adota divisão temática no Conselho Diretor

Foto: Pexels/Pixabay

Sob a presidência de Carlos Baigorri, a Anatel decidiu implementar algumas mudanças operacionais com vistas a facilitar a interlocução com a imprensa e setores interessados. Uma delas é a designação de temas que são tratados por cada um dos conselheiros. Segundo Baigorri, em conversa com jornalistas na manhã desta terça, 24, a divisão de temas ficou a seguinte:

  • Vicente Aquino: trata prioritariamente de temas relacionados a pequenos provedores (PPPs) e educação conectada.
  • Artur Coimbra: Prioritariamente, o conselheiro vai tratar de temas relacionados à migração de concessões para autorizações de STFC (migração do modelo) e também de questões tributárias.
  • Moisés Moreira: Cuida da pauta relacionada aos compromissos de 3,5 GHz (todos os temas do Gaispi) e também de assuntos relacionados à pirataria de equipamentos e conteúdos.
  • Emmanoel Campello: Trata prioritariamente das questões relacionadas a atendimento, como telemarketing.
  • Carlos Baigorri: Será diretamente responsável pelas pautas relacionadas a espectro e a questões internas da agência.

Segundo Baigorri, a divisão de tarefas não significa que um conselheiro não possa opinar sobre o tema do outro, mas que o conselheiro "padrinho" passa a ser o porta-voz oficial do tema, definirá as estratégias e será o interlocutor principal tanto internamente (no diálogo com as áreas técnicas) quanto externo (para imprensa, empresas, Congresso etc). 

Notícias relacionadas

A Anatel estuda ainda a possibilidade de uma mudança regimental para que as distribuições das matérias no conselho possam obedecer a mesma lógica, já que hoje os temas, em tese, são sorteados aleatoriamente. Até lá, diz Baigorri, caso o assunto não caia com o conselheiro "temático", o acordo tácito entre conselheiros é de construir um diálogo entre gabinetes para alinhar entendimentos.

O critério para a definição do tema foi afinidade e pautas que têm gerado mais demanda para a Anatel. Outras questões importantes não ganharam padrinhos específicos, como assimetrias regulatórias e OTTs. Também não há previsão de troca de posições nos comitês temáticos. Por exemplo, o Comitê de Direitos do Usuário (CEDUST) continua com a coordenação de Vicente Aquino, assim como o Comitê de Pequenos Provedores segue com Emmanoel Campelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!