Plataforma Não Me Perturbe passa de 8 milhões de números cadastrados e será aprimorada

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Dados divulgados nesta segunda-feira, 24, pela Conexis, entidade que represente as grandes operadoras de telecomunicações, apontam que a plataforma Não Me Perturbe já tem 8,12 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing de empresas de telecom e de bancos. Apesar da marca, a iniciativa de autorregulação das grandes teles deverá passar por aprimoramentos.

A mudança é uma resposta às avaliações do regulador. A Anatel tem questionado em diversas ocasiões o desempenho da iniciativa, afirmando que os resultados iniciais positivos não se mostraram constantes. Segundo a Conexis, a plataforma passará por um aprimoramento e um controle maior da atuação dos parceiros das operadoras para reduzir ainda mais as chamadas, com identificação, notificação e penalidades para os chamadores mais reclamados na plataforma.

A entidade afirma que as sugestão de novas medidas de autorregulação para telemarketing estão sendo apresentadas a autoridades do setor.

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Números

Dos mais de 8 milhões de cadastros, a maior parte dos pedidos de bloqueios está em São Paulo, com 4,022 milhões de números registrados. O estado também concentra a maior base de clientes do País, com 70,5 milhões de celulares e 11,2 milhões telefones fixos.

Em segundo lugar em volume de cadastros na plataforma está Minas Gerais, com 724 mil números; seguido do Paraná com 707 mil; e do Rio de Janeiro, com 501 mil registros, apontam os dados da entidade setorial.

A iniciativa, criada pelas teles em julho de 2019, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. "A Não me Perturbe se tornou uma plataforma bastante efetiva para controlar e reduzir o número de ligações indesejáveis. Em 2019, 48% das chamadas de telemarketing eram feitas pelas operadoras, e em 2020, depois da implantação da plataforma, esse percentual caiu para 6%", comentou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, citando dados do aplicativo Truecaller.

Autorregulação

A autorregulação é uma forma de atuação do setor de telecomunicações que tem como princípio a adoção de procedimentos e medidas de regulação responsiva, com o objetivo de melhorar a relação com os consumidores. Desde março de 2020, além do telemarketing, o Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART) vem atuando em outras frentes de autorregulação, com a implantação dos normativos de Atendimento, Cobrança e Oferta. Os normativos trazem orientações para as prestadoras no relacionamento com os usuários e contaram com a participação próxima da Anatel e dos conselheiros independentes que compõem o SART.

As pessoas que quiserem bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores devem fazer o cadastro diretamente no site da plataforma ou por meio dos Procons em todo o País. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site. (Colaborou Bruno do Amaral)

1 COMENTÁRIO

  1. Não funciona. Tenho cadastro desde o primeiro dia, e continuo recebendo ligações de ofertas de telecomunicações. Já reclamei, e não resolveu nem sequer diminuiu.

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