Leilão de 5G é factível em meados do segundo semestre, diz presidente da Anatel

Foto: Christoph Scholz

Com edital em fase de avaliação no Tribunal de Contas da União (TCU), o leilão de 5G brasileiro deve ser realizado em meados do segundo semestre, afirmou o presidente da Anatel, Leonardo Euler, durante o primeiro dia do TELETIME Tec promovido nesta segunda-feira, 24.

Na ocasião, o prazo foi descrito como factível, ainda que a dificuldade de apontar uma data exata tenha sido destacada pelo chefe da reguladora. "É difícil dizer como serão as eventuais recomendações do TCU. A depender das determinações, terá um impacto no timing, mas depende do alcance das mudanças", avaliou Euler.

Durante o debate, o presidente também abordou a possibilidade de o edital contar como obrigações de cobertura em escolas, conforme desejo manifestado pelo TCU. Segundo Euler, políticas públicas para conectividade na educação "não deveriam ficar limitadas ao edital de 5G", sob o risco de se tornarem pouco assertivas.

Notícias relacionadas

Neste sentido, o presidente destacou a necessidade de trabalho conjunto com outras instituições, sobretudo o Ministério da Educação (MEC). Em paralelo à conectividade, iniciativas de capacitação de profissionais e estudantes e produção de conteúdo digital deveriam ser pensadas para viabilizar a inclusão digital na área.

"Para além da conectividade tem uma série de outras questões", argumentou Euler. Uma análise de TELETIME sobre o 5G e políticas para educação pode ser conferida aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!