Anatel e ABDI testam redes privadas em SC e preparam relatório técnico

Marcela Carvalho, assessora da presidência da ABDI

Com o 5G a caminho e a promessa de ganhos de produtividade, o mercado espera a regulação da Anatel para redes privadas e para o uso de espectro em caráter secundário. Para subsidiar essas decisões, a agência assinou em novembro um acordo de cooperação com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABID), com a qual está elaborando um relatório técnico. Agora, a expectativa é que a minuta do ato seja colocada em consulta pública em breve.

As informações vêm de dois projetos piloto da Anatel com a ABDI em Jaraguá do Sul/SC em parceria com a V2COM WEG, a Claro, Ericsson e Nokia: um com padrão standalone e outro não standalone. Conforme mencionou a assessora da presidência da ABDI, Marcela Carvalho, durante o evento online Teletime TEC nesta segunda-feira, 24, trata-se do primeiro projeto piloto, com foco em indústria.

"Os relatórios dos pilotos servirão não só para que a Anatel possa confirmar premissas, mas também os aspectos de viabilidade econômica para redes privadas 5G por conta de casos de uso, com relação custo-benefício", destacou ela no evento promovido por TELETIME e que vai até a terça-feira, 25. 

Notícias relacionadas

Esse relatório será público e terá aspecto técnico, comparando as redes SA e NSA, apontando dificuldades encontradas, como questões inerentes à indústria, e não necessariamente à tecnologia. Assim, Carvalho espera que sirva também como um "caminho das pedras" para que empresas avaliem as possibilidade de ganhos de produtividade. 

Piloto

Segundo o CEO da V2COM WEG, Guilherme Spinna, as duas redes do projeto piloto em Jaraguá do Sul operam no mesmo ambiente privado. A não standalone utiliza a rede da Claro e equipamentos da Ericsson, desta forma conectando-se ao core de rede 4G. A faixa utilizada é a de 3,5 GHz, com licença de caráter experimental.

Conforme explica o executivo, os técnicos da Anatel fazem os cálculos teóricos para que a potência utilizada na faixa do SLP não cause interferência em outras redes, procurando o "ponto ótimo". "Estamos pegando os parâmetros da Anatel e verificando o desempenho da rede, e também utilizando o experimento para desenvolver casos de uso que podem gerar valor para a indústria", afirma. 

Já no modelo da rede standalone, a rede privativa é operadora e tem equipamentos da Nokia. "Já tem infraestrutura virtualizada, todo o software que controla a rede está em um PC, um servidor x86, que está configurado, e temos uma saída para a Internet por fibra", conta. Neste caso, a companhia utilizou a faixa de 3,7-3,8 GHz, destinada ao serviço limitado privado (SLP). A Anatel estuda a possibilidade desse espectro não precisar de licitação

Guilherme Spinna diz que a tecnologia NSA pode trazer alguma perda de desempenho, como na latência, mas com custo menor. "Depende da estratégia que a operadora está usando. Quando ela quer que tenham a mesma performance da rede standalone, consegue fazer, mas tirando recurso de outro lugar, sem muita margem. A rede é mais barata de implantar, mas depois tem a contrapartida de ter que compartilhar recursos com rede pública."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!