Obrigações estão desalinhadas com o setor, destaca Oi

A Oi argumenta que é necessário uma regulação responsiva, com uma proposta de abordagem mais estrutural pela agenda regulatória da Anatel. Segundo a diretora de assuntos regulatórios da empresa, Adriana da Cunha Costa, "as obrigações estão inteiramente desalinhadas com a realidade do setor", gerando uma "microrregulação que, de tão pesada e onerosa, não se consegue acompanhar, o que gera multas". Ainda assim, as sanções não são efetivas, diz, o que acaba apenas resultando em gasto de energia para a defesa e nenhum benefício para a população.

Mas mesmo no cumprimento das obrigações, há desvantagem. Costa cita um ponto que ilustra a necessidade de revisão com melhoras na ação da agência com a necessidade de atendimento presencial. "Para a Oi, 60% dos acessos estão em municípios com menos de 500 acessos. Ainda assim, há obrigatoriedade de manter o atendimento presencial", conta.

E desses municípios com obrigações, a companhia só teve ao menos um atendimento realizado em 11% dos 3.934 pontos de atendimento em parceria com os Correios. "O resto é somente custo, sem benefício para a sociedade. E a média é de quatro atendimentos nesses lugares onde ainda ocorrem", afirmou ela nesta quinta-feira, 24, durante sessão no Painel Telebrasil 2018.

Notícias relacionadas

Há um exemplo positivo para a diretora da Oi. Segundo Costa, a parceria com a fiscalização regulatória da Anatel para solucionar questão de reclamações relacionadas a SVAs na operadora foi "um sucesso". "Fizemos um plano conjunto – o que seria a regulação responsiva – e a Anatel se preocupou menos em como nós iríamos fazer, mas apenas onde iríamos chegar", declarou.

O superintendente de planejamento regulatório da agência, Nilo Pasquali, discorda de que a agenda regulatória não tenha elementos restruturantes. Ele diz que é feita por tema, e não por regulamentos. "O processo de outorga também, dentro dele tem discussão que revoga oito regulamentos", declara. Afirma, entretanto, que gostaria de reduzir a quantidade de itens na agenda bianual, embora a mais recente tenha na verdade crescido (eram 50, e agora são 64 itens). "Espero que na próxima agenda os 64 itens sejam 40, e 15 na próxima. A curva está ruim, vamos ver se isso se reduz."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!