TV por assinatura vive um novo momento de importantes decisões tecnológicas, diz Felix, da Net

O presidente da Net Serviços, maior operadora brasileira de TV por assinatura, esteve esta semana na Cable 2012, evento de TV paga norte-americano realizado em Boston. Ele chama a atenção para um momento importante vivido pela indústria de cabo nos EUA: o de decidir pela forma como os conteúdos e serviços serão convertidos para IP e possam funcionar de maneira transparente  em múltiplos dispositivos. "O problema não é como fazer. É que existem muitas opções sobre como fazer e ainda não está claro qual delas vai prevalecer". Ele compara esse momento àquele em que as operadoras de TV por assinatura precisavam digitalizar suas redes para conseguirem ampliar a quantidade de canais e acomodarem os serviços de banda larga.
Outro ponto destacado por Felix como uma tendência importante é o da compactação dos equipamentos de headend, processo que finalmente começa a chamar a atenção dos principais fornecedores. "A quantidade de equipamento que um headend hoje precisa acomodar é gigantesca, com um consumo desnecessário de espaço e energia. Cada serviço exige uma grande quantidade de equipamentos, e a simplificação dos headends é fundamental", diz ele.

Notícias relacionadas
Felix também considera importante o amadurecimento de plataformas de entrega de publicidade segmentada, que permitem ao operador de cabo enviar para grupos de assinantes, ou até mesmo para assinantes individuais, publicidades específicas, e mesmo alterar estas publicidades em conteúdos gravados no DVR, por exemplo. O problema, diz ele, é que isso exige do operador um investimento importante em equipamentos, e no Brasil tradicionalmente a publicidade é um business da programadora. "Só faria sentindo trazer uma tecnologia deste tipo para uma operadora brasileira se houvesse uma divisão de receitas entre o operador e o programador".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!