Brasil é prioridade na estratégia de mobilidade da Microsoft

O Brasil é um dos mercados prioritários na estratégia de mobilidade da Microsoft. A companhia revelou nesta terça-feira, 24, que os aparelhos com a nova versão do Windows Phone 7, batizada de Mango, chegarão ao Brasil até o fim deste ano. Um dos pontos que ilustra a importância concedida ao Brasil é que o país será o primeiro local do mundo a receber um centro de excelência para Windows Phone. Entretanto, não foram revelados valores de investimento no centro.
O diretor de operações (COO, na sigla em inglês) da Microsoft, Kevin Turner, enfatizou que o mercado brasileiro de celulares tem crescido 35%. A expectativa é que se torne o quinto maior do mundo até 2015. Segundo ele, por esse motivo, o Brasil é o mercado mais promissor do mundo para a Microsoft no segmento de mobilidade e é ponto chave da estratégia da companhia.
"O mercado brasileiro tem uma base muito grande de clientes e está em ampla expansão. O país está em uma ótima posição e o futuro do Windows Phone está no Brasil. Por isso, esses investimentos são justificáveis", disse o executivo durante entrevista coletiva. A partir do fim do ano, os aparelhos com o Windows Phone passarão a estar disponíveis em 38 países, incluindo o Brasil.

Notícias relacionadas
Outro fato que revela o foco do Microsoft no país é que a chegada dos smartphones com Windows Phone 7 versão Mango ocorrerá no mesmo momento em que tais aparelhos serão lançados nos principais países. "Essa é a meta. Pode acontecer um pequeno atraso devido ao prazo de homologação dos aparelhos pela Anatel. Mas a tendência é que estejam disponíveis no Brasil no mesmo momento que nos grandes mercados", observa Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor da divisão de Consumo & Online da Microsoft Brasil.
Dessa forma, a empresa enxerga o Brasil como uma alternativa relevante para recuperar o espaço perdido no segmento de mobilidade nos últimos anos. Ela, que tinha market share global em torno de 11% no mercado de sistemas operacionais para smartphones em 2009, viu essa parcela cair para cerca de 3% no primeiro trimestre deste ano, segundo dados de institutos de pesquisa.
Uma parte importante da estratégia da Microsoft vem da parceria firmada com a Nokia, entretanto, esta apenas mostrará resultado em 2012, quando os primeiros smartphones da fabricante finlandesa com o Windows Phone chegarão ao mercado. Até o momento, Samsung, LG, HTC, Acer e ZTE são os parceiros da Microsoft. "A junção dos fatores atuais – uma ampla gama de aplicativos e uma interface fácil de ser utilizada e totalmente integrada a outros serviços da companhia – com a parceria com a Nokia proporcionará à Microsoft crescer muito rápido neste mercado", conclui Oliveira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!