TIM assina parceria com Google para uso de plataforma de cloud

Após colaboração com a matriz Telecom Italia, o Google também estabeleceu parceria com a TIM Brasil para ajudar na transformação digital da empresa. A operadora utilizará a solução de nuvem (Google Cloud Platform – GCP) como plataforma estratégica para big data, inteligência de negócios (BI) e aprendizado de máquina (machine learning). Segundo a tele nesta sexta-feira, 24, o Google será responsável pelo fornecimento da GCP e também toda a consultoria que envolve a migração do ambiente atual, redesenho e otimização em nuvem e apoio na construção do "centro de excelência" da TIM, que será responsável em fazer toda a gestão do ambiente. 

Com isso, a TIM deverá poder fazer análises em tempo real e obter insights sobre negócios. As informações poderão aprimorar serviços ao cliente, planejamento e otimização da rede, além de ofertas personalizadas e produtos baseados em dados e analytics.

A operadora diz que a nuvem da gigante da tecnologia pode otimizar a aprimorar a plataforma de big data e analytics. Permite ainda a criação de novas parcerias e recursos sejam explorados, evoluindo campanhas e processos existentes. Com o acordo, a TIM utilizará serviços do Google Cloud como BigQuery, Dataproc, Dataflow, Cloud Composer, Data Fusion e Kubernetes Engine. A ideia é ajudar a simplificar a integração, levando cientistas e analistas de dados a serem mais produtivos e focando esforços em otimizar processos e serviços com o modelo de Platform as a Service (PaaS) para simplificar configuração e gestão da infraestrutura. 

"Este acordo com a TIM reflete a nossa estratégia de ajudar as empresas de telecomunicações a monetizar o 5G como uma plataforma de negócios, capacitando-os a engajar melhor seus clientes por meio de experiências orientadas por dados e ajudando-os a melhorar a eficiência operacional", diz o head de Google Cloud para o Brasil, Marco Bravo, em comunicado. 

"As soluções que teremos acesso a partir da plataforma do Google Cloud irão nos permitir simplificar e evoluir nossa arquitetura, além de possibilitar o tratamento e uso das informações de forma cada vez mais eficaz para que possamos criar ofertas e produtos sob medida para nosso cliente e facilitar sua vida, agregando valor aos serviços e processos, evoluindo e transformando a experiência do usuário com a TIM", complementou a CIO da operadora, Auana Mattar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.