Publicidade
Início Newsletter Hispamar inaugura novo centro de controle de satélites no Rio de Janeiro

Hispamar inaugura novo centro de controle de satélites no Rio de Janeiro

Com investimentos de mais de R$ 40 milhões, a operadora satelital Hispamar inaugurou nesta quarta-feira, 24, seu novo teleporto e centro de controle de satélites, localizado em Serviente, no Rio de Janeiro. Segundo a filial brasileira do grupo espanhol Hispasat, o novo centro tem área de 30 mil m², conta com 33 antenas e permitirá futuras expansões – o plano da empresa é de ampliar a frota e atuação na América Latina. 

O novo centro foi anunciado ainda em julho de 2016 e a conclusão acontece dois anos após o previsto inicialmente devido à demora em obter as licenças necessárias para obras e funcionamento das novas instalações. Ele substitui a antiga estação terrena em Guaratiba (RJ), em operação desde 2003 e que já não conseguia abrigar as antenas e controles necessários à operação da empresa com seu plano de expansão. Agora, o centro em Serviente utilizará sete novas antenas de alto desempenho de 3,8 metros de diâmetro, cinco delas destinadas à monitoração de portadoras e duas para telemetria e telecontrole da frota de satélites Amazonas.

Duas antenas de 8,1 metros de diâmetro (uma com banda Ku e outra com banda C) foram migradas de Guaratiba, assim como uma antena de banda Ku BSS de 4,8 metros. Também foram transportadas para o novo teleporto 22 antenas VSAT (de pequeno porte), além de ter instalada uma nova antena de 7,3 metros para preparar a hub de prestação de serviços. No total, são 33 antenas, duas plataformas de banda larga para “serviços gestionados” e equipamentos para controle da frota de satélites. A Hispamar contará com uma equipe de 62 profissionais, entre engenheiros e técnicos, para operar o complexo com disponibilidade de 24/7. 

Notícias relacionadas

As operações da Hispamar já foram totalmente transferidas para o novo centro, um processo que levou aproximadamente dois meses para ser concluído e envolveu “praticamente toda a equipe técnica”, segundo o diretor técnico da companhia, Alexandre Mello, em comunicado. O novo centro está conectado ao teleporto de Arganda del Rey, na Espanha, e ao antigo centro de Guaratiba, que será mantido como backup, oferecendo redundância aos clientes.

O centro e teleporto de Serviente vai monitorar e operar os satélites da frota Amazonas, nas posições orbitais 74º Oeste e 61º Oeste. A companhia oferecerá pela nova instalação serviços de telecomunicações, como transmissão de conteúdos audiovisuais para TV e ensino à distância, redes corporativas, backhaul para telefonia móvel e conectividade de alto throughput disponível no satélite Amazonas 5, que oferece capacidade HTS em banda Ka com cobertura no Brasil e no restante da América Latina.

A implantação do centro de controle contou com a participação dos parceiros Sertenge, Creative, PRTI, GlobalSystem, apc/schneiderAPCr e Stemac, empresas encarregadas das obras de construção; além de Indra, General Dynamics, EngSat e Master Service, responsáveis pelo fornecimento e instalação das antenas. A Hispamar diz que o novo centro em Serviente foi planejado com base em posicionamento sustentável, utilizando sistema de aproveitamento de água de chuva para reuso. Além disso, está prevista a instalação de painéis solares para a geração de energia fotovoltaica.

1 COMENTÁRIO

  1. Uma pena essa infraestrutura não ser em Brasilia,precisamos de Empresas Nacionais e Multinacionais nesse local chamado Brasilia Capital apenas da Politica e nada mais; incentivo fiscal para que a área de Telecom/TI cressa fazendo com quê varias empresas se interessem por terem aqui nessa região suas dependências e ponto de rede estratégico; os técnicos almejam que o Mercado se volte para cá!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile