Rússia, Índia, Cuba e sociedade civil criticam documento final

Ficou claro que o processo de construção do documento final do evento NetMundial, embora esteja baseado no consenso, não foi tão consensual assim. Rússia, Índia e Cuba e um representante da sociedade civil se manifestaram contrários ao resultado final dos dois dias de debates.

Notícias relacionadas
O representante da Rússia fez o discurso mais crítico. Para ele, houve falta de transparência na elaboração do documento. "As decisões foram tomadas por um comitê e nós não entendemos essas decisões", disse ele. O modelo multistakeholder usado para a construção da proposta não foi "uma boa prática". "Nossas sugestões foram ignoradas", disse ele.

A Rússia já vinha dando sinais do seu descontentamento sobre a forma como estava sendo construído o documento final, que, segundo o russo, permite a manutenção da coleta de dados dos países que fazem isso.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ponderou que a insatisfação dos russos está mais relacionada com a forma como o trabalho foi feito e não com o conteúdo. Em relação à alegação de que as contribuições não foram consideradas, o ministro disse que "o pessoal da administração explicou que eles mandaram fora do prazo". Além disso, o ministro explica, houve um desconforto pelo fato de eles não estarem no comitê de alto nível, ao contrário de outros países emergentes como o próprio Brasil e o Paquistão.

Já o representante da Índia apontou que há mudanças significativas em relação ao rascunho do documento final, mas a internacionalização "das instituições", para ele, não foi incluída no texto. O representante russo, contudo, observou que a sua delegação não tem mandado para referendar o que foi decidido no encontro e que vai levar o documento para o governo russo.

Um representante da sociedade civil, por sua vez, mencionou que não foi suficiente a forma como a neutralidade de rede foi tratada no texto. Além disso, para ele, o texto também não é suficiente para a proteção dos direitos humanos fundamentais. Apesar das críticas, ele elogiou a oportunidade de a sociedade civil, com toda a sua diversidade, ter participado do processo.

Cuba, por fim, reclamou que o documento não reconheceu a ONU como um ator fundamental. "Essas decisões devem ser tomadas em outros fóruns, em particular nas Nações Unidas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!