TVA lançará WiMax comercialmente no segundo semestre

A TVA continua com seu ciclo de testes de soluções tecnológicas de WiMax para os mercados onde atua, com previsão de concluir as análises no primeiro semestre deste ano e fazer o lançamento comercial no segundo semestre. A empresa está alinhada com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Sprint, nos Estados Unidos, e participa do Global Development Commitment (GDC), presidido pela empresa norte-americana. A Neotec, que representa as empresas de MMDS no Brasil, é vice chairman do GDC. A diretora superintendente da TVA e presidente da Neotec, Leila Lória, disse que a TVA já testou a solução da Samsung em São Paulo e agora a avalia em Curitiba. Em seguida será a vez de Porto Alegre. Motorola e Nortel, que apresentaram suas soluções posteriormente, também são avaliadas. A Nortel é testada em São Paulo, e a Motorola no Rio de Janeiro e em Curitiba.
?O Brasil está alinhado em nível mundial com o que está acontecendo nesta tecnologia, no espectro de 2,5 GHz, que é o nosso espectro?, disse Leila.
A executiva não acredita que o WiMax possa se tornar um instrumento para a expansão territorial das incumbents fora de suas áreas de concessão, embora se constitua num importante meio para a competição. ?Na medida em que a Telmex (controladora da Embratel/Net) detém o espectro de WiMax no Brasil todo, ela de fato concorre com todas as incumbents e acabará provocando-as para novos serviços de portabilidade, mobilidade, que o espectro permite?, analisa a executiva. Em sua opinião, a portabilidade e a mobilidade conjugadas a serviços de internet e, principalmente, a demanda do consumidor, forçarão as incumbents a oferecer também esses serviços. ?Não sei se as incumbents irão para outras praças, mas com certeza complementarão sua oferta?, concluiu Leila.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!