Em comunicado ao mercado emitido nesta segunda-feira, 24, a Oi informou que determinados credores que reestruturam débitos da companhia concordaram em capitalizar ao valor principal dos empréstimos a totalidade dos juros incidentes sobre os instrumentos.
Até então, tais juros teriam vencimento em 31 de março de 2025. Com a capitalização, os acréscimos gerados pelos instrumentos financeiros serão incorporados ao valor principal da dívida.
"A medida tem o objetivo de preservar a liquidez da Companhia, permitindo-lhe concentrar seus esforços na implementação das etapas de seu Plano de Recuperação Judicial, fortalecer sua posição competitiva no mercado e garantir sua sustentabilidade financeira no longo prazo", afirmou a Oi, no comunicado.
As duas categorias de credores que concordaram com a capitalização do juros são:
- os credores detentores do valor principal necessário das Notas Sênior Garantidas PIK Toggle de 10.000% / 13.500%, com vencimento em 2027;
- e detentores do Instrumento Particular de Escritura da 13ª Emissão de Debêntures Simples para Colocação Privada da Oi.
Na prática, o grupo inclui credores que reestruturaram débitos da Oi em 2024 e que se tornaram acionistas controladores da tele, além de afiliada da V.tal que subscreveu integralmente debêntures privadas da Oi durante processo conduzido no ano passado.
"A Companhia continua a trabalhar em estreita colaboração com seus credores e manterá o mercado informado sobre desenvolvimentos relevantes no processo de recuperação judicial", indicou a Oi, no comunicado desta segunda.