O Conselho de Administração da GSMA elegeu o executivo indiano Gopal Vittal como presidente do conselho (chairman) da entidade durante restante de uma mandato que se estende até o final de 2026.
Vittal já ocupava o cargo de vice-presidente da GSMA desde 2023 e recentemente atuou como presidente interino. Ele supervisionará a direção estratégica da organização, que representa as operadoras de telefonia móvel e empresas do ecossistema móvel global. Em breve, o conselho anunciará a eleição de um novo vice-presidente.
O executivo é também vice-presidente do conselho e diretor executivo do Grupo Bharti Airtel. Vittal também teve passagens pela Hindustan Unilever. Sua eleição decorre da saída do antigo chairman da GSMA, José María Álvarez-Pallete, que deixou a posição após renunciar ao cargo de CEO da Telefónica. Vale lembrar que a operadora Bharti Airtel já esteve à frente da GSMA, em 2017, trazendo um novo tom para a associação, quando seu principal acionista e fundador, Sunil Bharti Mittal, comandou a entidade.
Prioridades
O mandato de Vittal priorizará a transição para o 5G Standalone, o desenvolvimento de novos modelos de receita e a exploração do potencial da IA e das APIs do GSMA Open Gateway. A iniciativa, que utiliza APIs de rede aberta, já conta com a participação de operadoras móveis que representam quase 80% das conexões móveis globais.
"A indústria móvel contribuiu com US$ 6,5 trilhões para a economia global em 2024 e é a espinha dorsal sobre a qual grande parte da inovação mundial é construída. A GSMA, como uma organização global que unifica o ecossistema móvel, é fundamental para descobrir, desenvolver e entregar inovações que geram mudanças positivas para todos. Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com a equipe da GSMA e o restante do Conselho para continuar esse trabalho importante", afirmou o executivo.
A nomeação de Vittal foi recebida com entusiasmo por Mats Granryd, diretor geral da GSMA, que destacou sua qualificação para liderar a indústria em um momento de desafios e oportunidades.
"Trabalho com o Sr. Vittal há muitos anos e estou muito satisfeito com sua nomeação como Presidente do Conselho da GSMA. Seu conhecimento e experiência o tornam extremamente qualificado para liderar o board e a indústria diante dos desafios e oportunidades atuais, incluindo como alavancar a IA e concluir a implementação do 5G para novos modelos de negócios e fluxos de receita", defendeu Granryd.