Brisanet tem alta de 16% na receita, mas vê lucro cair em 2024

Fachada de loja da Brisanet. Foto: Divulgação

A Brisanet anunciou na noite desta segunda-feira, 24, o balanço referente ao quarto trimestre e ao ano de 2024. No consolidado do último ano, a operadora cearense apurou receita líquida de R$ 1,42 bilhão, com um incremento importante no período (16,3%). Seguindo a tendência, o indicador fechou em R$ 382,2 milhões no quarto trimestre (+4,8%).

O aumento da receita é explicado pelo avanço "contínuo da base de clientes de banda larga fixa", explica a empresa (veja mais abaixo). Responsável pela maior parte da receita, a banda larga fixa fechou com receita de R$ 1,40 bilhão (+11%) no ano e de R$ 364 milhões (+8,6%) no quarto trimestre.

Por outro lado, a tele viu uma expressiva redução no lucro líquido tanto no acumulado entre janeiro e dezembro quanto entre outubro e dezembro, somando R$ R$ 60,8 milhões (-64,6%) e R$ 4,5 milhões (-74,2%), respectivamente.

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De acordo com a companhia, o principal fator para o desempenho no lucro foi o reconhecimento de créditos fiscais de Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSSL) e a menor despesa de IR/CSSL em 2023. No ano passado, a alíquota desses tributos foi de 23%.

Já no caso do Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (Ebitda), o indicador chegou R$ 605 milhões em 2024 (+3,70%) e a R$ 167 milhões (+11%) entre outubro e dezembro. A margem Ebitda foi de 42% (-6 pontos porcentuais) em todo o ano passado e de 44% (+3 p.p.) no quarto tri.

Além disso, a empresa ainda teve um crescimento relevante da dívida líquida (+81,8%), que chegou a R$ 1,35 bilhão. A dívida bruta, que chegou a R$ 1,97 bilhão (+58%), é explicado pela segunda emissão de debêntures e a última parcela do contrato com a Finep.

Já o volume de investimentos empregado pela Brisanet no ano foi de R$ 995 milhões, com crescimento de 114% em relação ao ano anterior, reflexo dos investimentos realizados no segmento 5G.

Mais acessos

No acumulado de 2024, a Brisanet relata ter conquistado 158 mil novos acessos orgânicos via FTTH (Fibra até a Casa) e 13,4 mil em FWA no ano, chegando a 1,44 milhão de usuários na banda larga.

No último trimestre, foram adicionados um total de 49 mil usuários. A companhia ainda chegou a 7,1 milhões de HPs (Casas Passadas) ao final do ano passado.

Já a parceria com a Agility Telecom, com a atuação de 63 franqueados que atuam em cidades menores ou distritos rurais da região atendendo, permite o atendimento a 141,4 mil clientes.

Móvel

No ano em que começou a sua atuação na vertical de telefonia móvel, a empresa fechou o ano passado com 338 mil usuários distribuídos por 237 municípios.

Presente no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, a operadora registrou 417 mil clientes ativos no segmento móvel já neste mês de fevereiro, uma adição de quase 80 mil usuários apenas nos dois primeiros meses de 2025.

A empresa também divulgou que, por decisão estratégica, não fornecerá mais projeções operacionais (guidance) da cobertura de telefonia móvel em 2025. No ano passado, as metas da empresa na área foram batidas, incluindo a população coberta acima de 10 milhões (ao fim de 2024, eram 10,2 milhões) e mais de 230 cidades com o serviço.

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