Publicidade
Início Newsletter Ministro das Comunicações acompanhará Lula em viagem à China

Ministro das Comunicações acompanhará Lula em viagem à China

Foto: Ricardo Stuckert-Secom/PR

Em busca de parcerias para o desenvolvimento do setor de telecomunicações brasileiro, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi convidado para acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em comitiva que irá à China na próxima semana. A viagem foi adiada para o próximo dia 26 de março, domingo, porque foi Lula foi diagnosticado com uma pneumonia leve. Inicialmente, a ida a China estava prevista para o sábado, 25.

A pasta diz que a comitiva cumprirá uma intensa agenda com visitas, conversas bilaterais, eventos oficiais e assinaturas de diversos acordos para reconstruir as relações internacionais do Brasil, inclusive com a fornecedora Huawei. “É uma excelente oportunidade para conquistarmos novos parceiros que poderão contribuir na inclusão digital dos brasileiros, além de avançar em ações que possam gerar emprego e renda para a população”, disse Juscelino Filho.

Segundo o MCom, durante a viagem, o ministro assinará um Memorando de Entendimento “com os chineses” – presumivelmente, referindo-se ao governo chinês – para o intercâmbio de informações sobre TICs, tecnologias da informação e comunicações. O acordo, além de promover as pequenas e médias empresas dos dois países, deve proporcionar a troca de visões sobre as principais pautas de tecnologias da informação e da comunicação nos foros internacionais como União Internacional de Telecomunicações (UIT) e G20.

Notícias relacionadas

Juscelino Filho também participará de uma visita técnica ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, em Shanghai. Com investimento de US$ 1,5 bilhão, o centro desenvolve pesquisas em áreas que incluem chips para diferentes dispositivos, redes sem fio e redes de dispositivos conectados. Atualmente, mais de 30 mil funcionários trabalham na Huawei.

“Com o avanço do 5G no Brasil, é importante estarmos cada vez mais próximos das grandes empresas globais, conhecer seus campos de pesquisa e de desenvolvimento de tecnologias, para que nos tornemos, em breve, um polo do setor para o mundo”, comentou o ministro.

Agenda com Lula

O ministro das Comunicações deve também acompanhar o presidente Lula em eventos diplomáticos. Em Pequim, haverá reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.

O MCom também informa que a comitiva participará de um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a participação de mais de 240 empresários brasileiros. Também haverá um evento, promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), com cerca de 100 empresários.

Em Xangai, a comitiva brasileira visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos BRICS (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul) para fomentar projetos em países em desenvolvimento e também irá ao centro de pesquisa da Huawei.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile