Governo ainda tenta incluir Fust no PLOA, mas utilizando parte dos recursos

Secretário executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes

Após a aprovação da Lei do Fust (Lei nº 14.109/2020, que libera recursos do Fundo para ser utilizado na ampliação do acesso à Internet) no ano passado, o Ministério das Comunicações agora corre para trabalhar no decreto regulamentador, estabelecendo a estrutura do funcionamento do conselho gestor previsto. Mas ainda existe a possibilidade de não poder disponibilizar a utilização dos recursos do fundo, uma vez que isso não estava previsto no projeto de lei orçamentária (PLOA) para 2021 do governo. Agora, a pasta ainda tenta incluir a destinação para o setor, mas afirma que, mesmo se conseguir, seria de apenas parte dos recursos.

Segundo o secretário executivo do MCom, Vitor Menezes, a inclusão no PLOA continua sendo uma possibilidade. "Ainda estamos brigando. O primeiro relatório não saiu com a previsão orçamentária, mas ainda estamos lutando para incluir alguns recursos do Fust", declarou ele nesta quarta-feira, 24, durante evento Brasscom TecFórum.

A destinação não seria total porque, segundo Menezes, é preciso "fôlego" para executar os projetos ainda neste ano. "Muito dinheiro em poucos meses pode dificultar para fazer a aplicação, e aí não teríamos êxito", alegou. Importante lembrar que, apesar de ainda estar sendo discutida, o PLOA em si deveria já ter sido aprovado para o orçamento estar liberado este ano. 

Notícias relacionadas

"Não depende 100% do Ministério ter os recursos em 2021. Caso isso não funcione, em 2022 vamos trazer todas as previsões orçamentárias, e aí sim já vamos ter projetos sendo aplicados. Ainda mais agora, com veto derrubado [pelo Congresso] para a aplicação direta das próprias operadoras em projetos pré-selecionados pelo governo ou selecionados por elas e aprovados pelo governo."

Regulamentação

O MCom está atualmente trabalhando na regulamentação da atualização da Lei do Fust, e Menezes voltou a afirmar que "dentro de poucos meses estará finalizado". Enquanto isso, a pasta trabalha no texto. "Vamos soltar em breve um decreto estruturando o funcionamento do conselho gestor do Fust, com a composição, periodicidade de reuniões, como se vota, quem preside, quem representa quem etc.", explica. 

O comitê do conselho terá assentos de vários ministérios – além das Comunicações, participarão as pastas da Agricultura; Ciência, Tecnologia e Inovação; Economia; Educação e Saúde. O secretário executivo do MCom diz que os representantes serão convocados para a composição do comitê, e logo em seguida, serão realizadas as primeiras reuniões. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!