Comissão aprova PL que prevê contratação avulsa de serviços de telecomunicações

Deputada Celina Leão, relatora da proposta. Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 24, em sessão deliberativa, o projeto de lei 7.263/2017, do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) e que garante ao consumidor a liberdade de escolher os serviços oferecidos por empresas de telefonia e de TV por assinatura de forma individualizada, sem a obrigatoriedade de contratar pacotes fechados, conhecidos como combos. A proposta aprovada propõe alterações na Lei Geral de Telecomunicações (LGT) e o projeto de lei tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

A relatora da proposta, deputada Celina Leão (PP-DF) emitiu parecer favorável à proposta e recomendou a aprovação da versão aprovada na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), que analisou a proposta em 2017. Na CDC, aprovou-se um substitutivo elaborado pelo deputado Moses Rodrigues (MDB-CE). O texto permite ao consumidor escolher por serviços individuais ou por pacotes. O substitutivo alterou a versão original, que previa a proibição das vendas casadas, conhecida como combos.

Custo benefício

Notícias relacionadas

Para a deputada Celina Leão, o substitutivo equilibra melhor a relação entre consumidores e empresas. Ela criticou os combos, mas reconheceu que a prática é decorrente da própria estrutura da indústria de telecomunicações, marcada por custos fixos elevados.

Para ela, o substitutivo do deputado Moses Rodrigues "prima por uma conjunção entre livre iniciativa, prestação de informações corretas aos usuários e liberdade de escolha para os consumidores dos serviços de telecomunicações."

Conforme a versão aprovada, os serviços de telecomunicação devem ser oferecidos de forma individualizada com a mesma qualidade dos ofertados em conjunto (combo), sem a incidência de taxas de adesão ou outras cobranças que alterem artificialmente a composição dos preços dos serviços contratados. O usuário terá direito à informação adequada sobre as condições de prestação dos serviços, suas tarifas e preços individualizados, inclusive nos casos de oferta conjunta de serviços. O descumprimento dessas regras sujeita a empresa a penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Os combos

Nos combos, o usuário faz um contrato apenas para uma série de serviços, adquiridos de maneira conjunta. E hoje, já é permitido aos consumidores comprar pacotes de maneira individualizada. Caso opte por contratar um serviço individualmente, seu preço não pode ser maior que o preço total do pacote. Além disso, na oferta, a prestadora tem de informar o preço de cada serviço no conjunto e também quanto custa cada um de forma avulsa. E caso o consumidor queira adquirir um serviço individual, a operadora não pode obrigar a contratar um combo para ter acesso aquele serviço. (Com informações da Agência Câmara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!