Trump sanciona estratégia de infraestrutura 5G nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou na segunda-feira, 23, duas leis referentes à estratégia de infraestrutura de telecomunicações no país. A primeira, chamada "Secure 5G and Beyond Act of 2020", tem como propósito desenvolver uma estratégia para "garantir a segurança" da quinta geração de sistemas móveis e infraestrutura, além de "apoiar aliados e parceiros estratégicos a maximizar a segurança" no 5G.

Essa legislação tem ainda em sua estratégia "apoiar (…) outros países a maximizar a segurança de sistemas 5G e infraestrutura". Ainda pretende "proteger a competitividade das companhias e dos consumidores dos EUA e a imparcialidade de corpos de definição de padronizações". 

O texto prevê que a estratégia identifique e lide com "potenciais ameaças de segurança e vulnerabilidade" de infraestrutura, equipamentos, sistemas, software e redes virtualizadas do 5G em diante. Da mesma forma, afirma que pretende investigar onde há "gargalos de segurança" não só nos Estados Unidos, mas também em aliados e parceiros estratégicos. O governo norte-americano pretende avaliar fornecedores domésticos de 5G e em outros países, bem como "uma estratégia para acessar a habilidade deles de produzir e fornecer" infraestrutura e sistemas de quinta geração.

Notícias relacionadas

O plano de implantação da estratégia cita ainda "engajamento diplomático" com aliados e outros países para troca de informações de risco à segurança. Da mesma forma, planeja ação similar com o setor privado, especificamente desenvolvedores de sistemas e infraestrutura e "donos de infraestrutura crítica e operadoras". 

DATA

A segunda lei sancionada é a Broadband Deployment Accuracy and Technological Availability (DATA) Act. Essa legislação dá à agência Federal Communications Commission (FCC) o dever de regular a coleta de dados de disponibilidade da banda larga nos EUA. Em uma comparação livre, seria como o Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT) da Anatel. 

Em comunicado, o presidente do conselho da FCC, Ajit Pai, disse aplaudir a decisão do trabalho bipartidário entre Democratas e Republicanos de passar a legislação pelo Congresso. Mas ressalta que é preciso que os parlamentares atuem para tornar possível a implantação da medida. "No momento, a FCC não tem fundos para seguir a lei, como já havíamos avisado por algum tempo", declara. 

Pai reclama ainda que a lei proíbe a Companhia Administrativa de Serviços Universais (USAC), entidade que administra o fundo universal sob a direção da FCC, de ajudar a fazer o mapeamento. Assim, diz que, "se o Congresso não agir logo, a legislação bem intencionada terá o lastimável efeito de atrasar o desenvolvimento de melhores mapas da banda larga". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!