A Anatel publicou nesta terça-feira, 24, alerta direcionado aos consumidores sobre fraudes e golpes digitais que estão sendo praticados para roubar dados pessoais e financeiros dos consumidores dos serviços de telecomunicações durante a crise do coronavírus (covid-19).
Segundo a agência, mensagens enviadas por SMS e WhatsApp se passam pela agência e outros órgãos públicos, mas com links que roubam as informações dos usuários. No alerta feito nesta terça-feira, a Anatel reforça que não envia alertas com links por esses sistemas de mensagens e nem faz promoções de pacotes de banda larga.
"A pandemia do coronavírus (covid-19) está sendo aproveitada por pessoas mal-intencionadas que se utilizam de golpes e fraudes para roubar dados pessoais, entre outros fins que colocam em risco os consumidores", diz a agência no comunicado.
O que fazer
A agência indica alguns procedimentos que as pessoas devem adotar quando receber essas mensagens. Para isso orienta:
- Não abrir links desconhecidos;
- Nunca fornecer informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça;
- Desconfiar de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos ou alarmantes, tais como "Fulano morreu"; "Veja as fotos proibidas de Sicrana"; "Como ganhar um milhão sem sair da cama"; "Sua caixa de correio está lotada" etc.;
- Cuidar bem das suas senhas;
- Manter atualizados seu sistema, antivírus e firewall;
- Aceitar que todos são vulneráveis e desconfiar até da sombra virtual.
A agência também ressalta que, caso haja alguma suspeita de tentativa de golpes ou fraudes, o consumidor pode se informar no site da Anatel (www.anatel.gov.br). Se for lesado ou se sentir ameaçado, deve registrar ocorrência policial.