Anatel alerta para golpes digitais praticados durante pandemia do coronavírus

A Anatel publicou nesta terça-feira, 24, alerta direcionado aos consumidores sobre fraudes e golpes digitais que estão sendo praticados para roubar dados pessoais e financeiros dos consumidores dos serviços de telecomunicações durante a crise do coronavírus (covid-19).

Segundo a agência, mensagens enviadas por SMS e WhatsApp se passam pela agência e outros órgãos públicos, mas com links que roubam as informações dos usuários. No alerta feito nesta terça-feira, a Anatel reforça que não envia alertas com links por esses sistemas de mensagens e nem faz promoções de pacotes de banda larga.

"A pandemia do coronavírus (covid-19) está sendo aproveitada por pessoas mal-intencionadas que se utilizam de golpes e fraudes para roubar dados pessoais, entre outros fins que colocam em risco os consumidores", diz a agência no comunicado.

Notícias relacionadas

O que fazer

A agência indica alguns procedimentos que as pessoas devem adotar quando receber essas mensagens. Para isso orienta:

  • Não abrir links desconhecidos;
  • Nunca fornecer informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça;
  • Desconfiar de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos ou alarmantes, tais como "Fulano morreu"; "Veja as fotos proibidas de Sicrana"; "Como ganhar um milhão sem sair da cama"; "Sua caixa de correio está lotada" etc.;
  • Cuidar bem das suas senhas;
  • Manter atualizados seu sistema, antivírus e firewall;
  • Aceitar que todos são vulneráveis e desconfiar até da sombra virtual.

A agência também ressalta que, caso haja alguma suspeita de tentativa de golpes ou fraudes, o consumidor pode se informar no site da Anatel (www.anatel.gov.br). Se for lesado ou se sentir ameaçado, deve registrar ocorrência policial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!