Publicidade
Início Newsletter Alexandre de Moraes assume relatoria de ação contra o PLC 79 no...

Alexandre de Moraes assume relatoria de ação contra o PLC 79 no STF. E agora?

O Mandado de Segurança impetrado por senadores da oposição em relação à tramitação do PLC 79/2016 mudou de relator no Supremo Tribunal Federal. Como era esperado, passou do ministro Luiz Roberto Barroso para o ministro Alexandre de Moraes, que assumiu a vaga de Teori Zavascki, morto em fevereiro e que foi o relator inicial desse processo.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), alega que só dará andamento ao projeto quando o STF julgar o mérito da ação. O PLC 79 altera o marco regulatório das telecomunicações, permitindo a migração das concessões da telefonia fixa para autorização e a troca dos bens reversíveis por investimentos em banda larga.

Análise

Notícias relacionadas

A posição do senador Eunício  Oliveira de dizer que vai aguardar o STF para dar encaminhamento ao PLC 79 parece muito mais uma estratégia para ganhar tempo e assim alcançar algum bônus político no processo do que uma decisão lógica. Isso porque, ao fazer isso, ele está postergando o cumprimento da liminar do Supremo indefinidamente, que determinou que os recursos da oposição devem ser julgados.

A rigor, o Mandado de Segurança só pede uma coisa: que a mesa diretora do Senado julgue os recursos apresentados pela oposição. Não existe, portanto, julgamento do plenário do STF que possa ir além do que a liminar do ministro Barroso, proferida em fevereiro e ainda não cumprida pelo Senado, já fez, ou seja, determinar à mesa o julgamento dos recursos da oposição. No mesmo sentido está na mesa do senador Eunício um requerimento da Senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) que pede explicação sobre o cumprimento da liminar e julgamento dos recursos. A oposição ainda não questionou, em nenhum momento, o mérito do PLC 79/2016, e também não questionou outros aspectos considerados polêmicos da tramitação. Ao deixar o projeto na geladeira, Eunício Oliveira está, ao mesmo tempo, descumprindo uma liminar do Supremo e, de outro, evitando a discussão do novo modelo. (Reportagem Lúcia Berbert; com análise de Samuel Possebon)

1 COMENTÁRIO

  1. já venderam a vale, aeroportos, bancos estaduais, quem se importa por todos os satélites brasileiros, e todos cabos de transmissão até prédios no centro das maiores cidades brasileiras, num brasil de pólicos ladrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile