Em comunicado enviado à comissão de valores mobiliários espanhola, CNMV, a Telefónica anunciou que chegou a um acordo definitivo com o grupo de Hong Kong Hutchison Whampoa para a venda de usa operação móvel do Reino Unido O2. O valor final da transação ficou em 10,25 bilhões de libras, cerca de 14 bilhões de euros, em linha com o anunciado anteriormente em janeiro, quando as empresas entraram em negociação exclusiva. À época, falava-se em um valor de 13,5 bilhões de euros.
A transação inclui um pagamento inicial de 9,25 bilhões de libras (12,64 bilhões de euros) e mais 1 bilhão de libras (1,36 bilhão de euros) "uma vez que o fluxo de caixa combinado das empresas no Reino Unido tenha chegado ao patamar acordado".
De acordo com o comunicado do grupo espanhol, a ideia é usar "parte substancial" dos recursos para reduzir a relação endividamento líquido/OIBDA para menos de 2,35 vezes.
A conclusão do negócio ainda está sujeita a condições usuais de mercado e aprovações regulatórias e deve ocorrer até o limite de 30 de junho de 2016, prazo este que pode ser estendido até 30 de setembro daquele ano no caso de circunstâncias previamente acertadas no contrato.