NSA teria espionado Huawei em busca de ligações com militares e backdoors

Novos documentos vazados pelo ex-colaborador da agência de segurança norte-americana (NSA), Edward Snowden, afirmam que o governo dos Estados Unidos teria espionado a fornecedora chinesa Huawei em busca de correspondências internas e até obtido código-fonte para acessar backdoors em equipamentos. Segundo reportagem publicada no último sábado, 22, no jornal The New York Times e pela revista alemã Der Spiegel, as autoridades do governo de Barack Obama conseguiram "tantos dados" que não "sabiam o que fazer com isso".

Notícias relacionadas
A invasão teria acontecido também porque a companhia é fornecedora de infraestrutura de países alvos da NSA. Na verdade, a empresa é a segunda maior fornecedora no mundo, atrás apenas da norte-americana Cisco. Vale lembrar que no Brasil a Huawei fornece não apenas aparelhos (como smartphones e modems) para consumidores finais, mas também infraestrutura para as operadoras. Somente no 4G, a companhia fornece equipamentos para a Claro (nas regiões Nordeste e Centro-Oeste; além dos Estados de MG, ES, PR e SC), TIM (Sul, RJ e ES) e Vivo (Sul e Nordeste, com exceção da BA; e RJ).

Segundo a imprensa norte-americana e alemã, a NSA teria inclusive conseguido acesso ao código fonte de equipamentos eletrônicos da empresa, ou seja, uma backdoor para ser utilizada na obtenção de escutas nas redes instaladas. A ação foi motivada por um temor de que, com a infraestrutura da fornecedora sendo usada em vários mercados, a China teria poderes de "sinais de inteligência" (Sigint, no jargão da agência), ou seja, de possível uso de backdoor para realizar escutas da mesma forma como a própria entidade norte-americana estaria alegando ter feito.

Interceptação

A operação da NSA foi batizada de "Shotgiant" e visava encontrar também conexões entre a Huawei e o governo da República Popular da China – algo que os documentos vazados por Snowden, datados de 2010, não comprovaram. O governo dos EUA teria obtido acesso em janeiro de 2009 a uma rede interna, por onde passaria toda a comunicação eletrônica da fornecedora na sede em Shenzhen, centro industrial da China. A agência norte-americana teria interceptado, inclusive, e-mails do fundador da Huawei, Ren Zhengfei, e da chairwoman Sun Yafang. A ação teria ainda copiado uma lista de 1.400 clientes e documentos internos com treinamentos para o uso de produtos da empresa.

Em comunicado, a Huawei afirma que condena o monitoramento dos EUA e que as redes corporativas da empresa estão "constantemente sob provação, já que recebem tentativas de ameaças vindas de diferentes fontes". A empresa diz que discorda de atividades "que ameaçam a segurança das redes" e que trabalha com governos e clientes de forma aberta e transparente. "Como outras corporações, nós estamos continuamente bloqueando, limpando e reforçando nossa infraestrutura de (prevenção a) ataques cibernéticos".

Em um comunicado atribuído ao executivo sênior da empresa nos Estados Unidos, William Plummer, e enviado ao New York Times e Der Spiegel, a fornecedora diz que não sabia das ações da NSA. "Se tal espionagem realmente aconteceu, então é sabido que a companhia é independente e que não há ligação incomum com qualquer governo, e esse conhecimento deveria ser repassado publicamente para acabar com uma era de desinformação e informações erradas", disse Plummer às publicações.

Histórico

A indisposição do governo dos EUA em relação a empresas chinesas não é de hoje, e a Huawei vem lidando com isso pelo menos desde 2005, quando a corporação de pesquisas Rand afirmou ter identificado companhias que teriam ligações com os militares na China, chamando-as de "triângulo digital" e incluindo a fornecedora. Em 2007, a NSA teria começado a Shotgiant, e daí por diante a ofensiva se intensificou.

Os Estados Unidos bloquearam em 2008 a compra da 3Com pela Huawei, alegando conflitos com a segurança nacional. Em 2010, a administração Obama teria persuadido o governo australiano a encerrar planos de usar infraestrutura da companhia chinesa na implantação de uma rede de banda larga nacional. No ano seguinte, a Huawei divulgou uma carta aberta aos EUA negando envolvimento com o governo da China, convidando uma investigação para confirmar isso. Mas em 2012, a Casa Branca produziu um relatório aconselhando a "bloquear aquisições, ofertas de compras e fusões" com a Huawei, excluindo seus equipamentos de sistemas nos EUA.

Ano passado, o governo norte-americano teria também incluído uma cláusula condicional na aprovação da compra da Sprint Nextel pela japonesa Softbank: não usar equipamentos da Huawei. No mesmo período, o vice-presidente Joe Biden teria feito uma viagem a Seul para influenciar o governo da Coreia do Sul a evitar um contrato com a companhia chinesa para a implantação de uma rede avançada de telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!