Em janeiro passado, durante a Campus Party, a Vivo anunciou a criação de uma plataforma de desenvolvedores, para fomentar a criação de aplicativos para download em sua loja. De lá para cá, 600 desenvolvedores já se cadastraram no projeto. Nessa primeira fase, além do cadastramento dos interessados, a Vivo disponibilizou um kit para desenvolvimento de aplicativos que inclui uma API para SMS.
A segunda fase começará em abril, quando os primeiros aplicativos poderão ser enviados para a plataforma e testados usando um centro de provas fornecido pela empresa Certified. Em breve a Vivo lançará APIs para MMS e WAP Push. E outras APIs estão sendo planejadas para o futuro, informa a operadora.
A Vivo oferecerá 70% da receita líquida com downloads para os desenvolvedores, além de 10% do faturamento gerado por mensagens de texto tarifadas enviadas pelos aplicativos. Softwares em fase de Beta testes terão preço controlado: R$ 0,99 ou R$ 1,99. Depois de passarem por todo o processo de certificação interno da Vivo, os aplicativos podem ser precificados livremente pelos desenvolvedores e ganham mais destaque na loja.
Serviços móveis