A Alcatel-Lucent anunciou nesta quarta-feira, 24, que o seu comitê de diretores recomendou a nomeação de Carla Cico como diretora independente por três anos. O assunto será pauta de uma votação de acionistas durante o próximo encontro anual da Alcatel-Lucent, que será realizado no dia 1 de junho de 2010.
Carla Cico foi presidente da Brasil Telecom na época em que a empresa era controlada pelo Opportunity, de Daniel Dantas. Durante o período em que esteve à frente da empresa, Cico protagonizou diversos episódios polêmicos, como a contratação da empresa de investigação Kroll para espionar jornalistas, políticos e adversários de Dantas. Quando os fundos de pensão e o Citibank retomaram o controle da Brasil Telecom, em setembro de 2005, Cico utilizou seu poder de administradora da companhia para tentar impedir a formalização da troca de comando junto à CVM, o que ocasionou a abertura de represenação contra a executiva na autarquia. No final do ano passado, a CVM também condenou Cico ao pagamento de R$ 300 mil "por não ter agido de forma diligente em relação à contratação e à autorização de pagamento dos serviços contemplados nas notas fiscais (…) de emissão da SMP&B", agência do publicitário e personagem do escândalo do mensalão, Marcos Valério.
Investimentos
Na ocasião, a própria Alcatel confirmou o fato a este noticiário e alegou que eram investimentos feitos após a privatização para financiamento da expansão da empresa, em condições normais de mercado.