Intel apresenta novos processadores para IA e operadoras 5G

Foto: RawPixel de Freepik

[Do Mobile Time] A Intel apresentou novos modelos da família de processadores Xeon 6, o 6500 e o 6700, com foco em data centers de alta performance, como aqueles de processamento/treinamento de IA e por operadoras móveis na virtualização de componentes de sua rede de acesso em 5G. Os novos chipsets são dotados dos chamados P-core, utilizados para cargas de trabalho que requerem computação intensiva.

"Quase todas as redes vRAN hoje em dia rodam com Intel Xeon", afirmou Cristina Rodriguez, vice-presidente do Network e Edge Group e gerente geral do Communication Solutions Group da Intel, em coletiva com a imprensa.

A performance dos novos chipsets é 70% melhor por watt e 2,4 vezes maior em redes de acesso em comparação com a geração anterior, informou a Intel.

Notícias relacionadas

Os novos processadores podem ser aproveitados para OpenRAN e para soluções de core 5G. Servem para soluções de network slicing, controladores de rádio por IA e arquiteturas nativas na nuvem. E ajudam as teles a otimizar de forma dinâmica as cargas de trabalho e a reduzir os custos com consumo de energia em processamento de dados. Samsung, Ericsson, Nokia, Verizon, AT&T e Vodafone estão entre as grandes empresas do setor de telecom que usam processadores da família Xeon 6.

Data center para treinamento de IA

A Intel recomenda a nova família Xeon 6 também para o treinamento de modelos de IA generativa. Se forem modelos de pequeno porte (SLMs), com menos de 20 bilhões de parâmetros, uma CPU com o novo processador oferece um bom desempenho. Acima desse volume, em modelos de grande porte (LLMs), o ideal é usar GPUs para o treinamento, mas orquestrados por uma CPU com Xeon 6, recomendou Ronak Singhal, Senior Fellow e chefe de arquitetura de produtos Xeon da Intel.

A empresa apresentou uma comparação entre o Xen 6787P e o AMD EPYC 9755 em diferentes aplicações relacionadas a IA, tendo superado o concorrente em todas, mesmo sendo composto por uma quantidade menor de cores (128 X 86). O Xeon 6 tem uma performance superior 1,53 vez em classificação de imagens; 1,27 vez em processamento de linguagem; e 1,25 vez em detecção de objetos, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!