A empresa de infraestrutura compartilhada IHS Brasil (parte do grupo IHS Holding) completou cinco anos de atuação no País. Desde a entrada da companhia por aqui em 2020, a operadora soma hoje mais de 8 mil torres distribuídas em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
No mundo todo, a IHS Towers possui mais de 39 mil torres em nove mercados: Brasil, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Egito, Nigéria, Ruanda, África do Sul e Zâmbia.
De acordo com a empresa, os cinco anos de operação no mercado brasileiro foram baseados em uma estratégia de "aquisições e investimentos". A primeira grande compra foi da CellSite Solutions (CSS) e as aproximadamente 2,3 mil torres dessa companhia em fevereiro de 2020.
No mesmo ano, a IHS Towers adquiriu a Centennial Towers Brasil e Colômbia, adicionando 602 torres no Brasil e 217 torres na Colômbia. A expansão das operações brasileiras da IHS Towers continuou em 2022, com a aquisição da São Paulo Cinco Locação de Torres (SP5), do Grupo TorreSur. Com isso, foram adicionadas ao portfólio da empresa 2.115 torres.
"Desde 2020, nossas aquisições estratégicas e o compromisso com a implementação de soluções inovadoras que atendam às necessidades de conectividade dos nossos clientes nos tornaram um parceiro essencial para as operadoras na evolução para redes 5G", afirmou o CEO da IHS Brasil, Michel Levy.
"Além de viabilizar novos modelos de negócios e maior eficiência operacional, buscamos gerar impacto positivo nas comunidades onde atuamos, melhorando a qualidade e a disponibilidade da infraestrutura de telecomunicações".
I-Systems
Em 2021, a IHS Brasil criou a I-Systems – após a aquisição de 51% de participação na FiberCo formada pela TIM Brasil. De acordo com o grupo, a rede neutra foi criada para fornecer redes de fibra óptica compartilhadas.
Hoje, a IHS Towers afirma ter consolidado a InfraCo formada pela IHS Brasil e pela I-Systems "como uma líder" no setor de telecomunicações do Brasil. "Nosso modelo de compartilhamento de redes de fibra óptica e serviços relacionados ajuda a promover a inclusão digital no Brasil, promovendo a rápida adoção e expansão de serviços de banda larga por nossos clientes e otimizando os investimentos necessários para construção de infraestruturas óticas", recordou o CEO da I-Systems, Fernando Barros.
Novos formatos
Para além do serviço de compartilhamento de torres, a empresa tem se concentrado nas atividades de implantação de soluções para conectividade indoor e mobiliário urbano, especialmente em ambientes urbanos de alta densidade.
Os projetos desse tipo foram executados, por exemplo, em mobiliário urbano na cidade mineira de Ouro Preto; em ao menos 16 aeroportos nacionais; e na Linha 5-Lilás do metrô da cidade de São Paulo.
"Em locais estratégicos como aeroportos, estações de metrô e shopping centers, a empresa adota sistemas de antenas distribuídas (DAS) para garantir conectividade móvel de alta capacidade, aprimorando a experiência dos usuários em áreas com grande demanda por rede", explicou a empresa.