SES observa redução nas receitas, mas aumento no lucro em 2021

Antenas da operadora de satélite SES

A SES observou queda na receita em 2021, mas com um aumento no lucro líquido ajustado, conforme balanço financeiro divulgado pela operadora satelital de Luxemburgo nesta quinta-feira, 24. Em especial devido ao desempenho da área de vídeos na Europa e nos Estados Unidos.

A receita caiu 5%, totalizando 1,782 bilhão de euros para o consolidado do ano. Considerando o resultado sem variação cambial (FX constante), a redução seria de 2,9%. Considerando o último trimestre, foram 463 milhões de euros, uma redução de 2% com esse comparativo desconsiderando oscilação do câmbio.

A área de vídeo é responsável por 59% da receita (um pouco abaixo do registrado no segundo trimestre), e também observou recuo: de 4,6%, total de 1,046 bilhão de euros. A SES diz que o impacto de mercados maduros (Europa ocidental e Estados Unidos), redução das vendas no atacado norte-americano e decisão de reduzir a exposição às atividades com margem baixa levaram a essa redução, "embora seja a um ritmo muito mais devagar do que o comparado com as tendências em 2020 e 2019".

Notícias relacionadas

Os demais 41% são da área de redes, que caiu menos na receita total do ano: 0,4%, encerrando 2021 com 735 milhões de euros. O comparativo ainda é desconsiderando a variação cambial.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) ajustado foi de 1,091 bilhão de euros, recuo de 5,2% no comparativo anual e de 3,3% com FX constante.

Já o lucro líquido ajustado subiu 69,1%, totalizando 323 milhões de euros. Mas a relação de lucro e EBITDA acabou diminuindo de 3x em 2020 para 2,9x no ano passado. 

Lançamentos

A SES mantém previsão de lançamento dos satélites da constelação de órbita média (MEO) global O3b mPower para 2022. São seis artefatos, divididos em dois lançamentos no segundo trimestre de 2022. Mais três satélites LEO deverão ser lançados no segundo semestre, embora os dois últimos estejam planejados apenas para 2024. Para o Brasil, a companhia lançou no final do ano passado o SES-17.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!